Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs ameaçam acabar contactos com os EUA

Os talibãs ameaçaram hoje acabar os contactos com os EUA, mesmo que o enviado norte-americano faça outra deslocação em busca de um fim do prolongado conflito no Afeganistão, do qual Donald Trump prometeu retirar os militares norte-americanos.

Talibãs ameaçam acabar contactos com os EUA
Notícias ao Minuto

23:53 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Conversações

No início do dia, a embaixada norte-americana em Cabul divulgou que o enviado dos EUA, Zalmay Khalilzad, tinha chegado à capital afegã, depois de visitar Índia, Emirados Árabes Unidos e China.

Khalilzad deve reunir-se com o presidente Ashraf Ghani, o chefe do governo, Abdullah Abdullah, e outros líderes políticos para discutir os próximos passos dos esforços dos EUA para conseguir um processo de paz liderado pelos afegãos.

Os talibãs têm recusado repetidamente reunir-se diretamente com representantes do governo afegão.

Segundo a declaração dos insurgentes, os EUA concordaram, durante reuniões havidas em novembro, numa agenda com dois pontos: a retirada das tropas estrangeiras e garantias de que o Afeganistão não volta a ser usado como base de ataques a outros países, como foi pela Al-Qaeda.

No seu comunicado, os talibãs acusaram Washington de procurar alargar a agenda, presumivelmente referindo-se à pretensão norte-americana de os talibãs negociarem diretamente com o governo de Cabul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório