Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Forças armadas nigerianas retomam controlo de Baga ao Boko Haram

As forças armadas nigerianas retomaram o controlo de uma cidade estratégica nas margens do lago Chade, depois de um ataque do grupo jihadista Boko Haram, que tinha forçado a fuga de dezenas de milhares de pessoas.

Forças armadas nigerianas retomam controlo de Baga ao Boko Haram
Notícias ao Minuto

16:49 - 10/01/19 por Lusa

Mundo Nigéria

Elementos armados do movimento rebelde islamita Boko Haran, apoiados pelo grupo autodenominado Estado Islâmico, tinham tomado temporariamente nos finais de dezembro o controlo de uma base naval e de uma base militar regional, que reunia efetivos da Nigéria, Níger, Camarões e Chade, deslocadas em Baga, um porto de pesca importante.

De acordo com as Nações Unidas, mais de 30 mil pessoas refugiaram-se na sequência da ofensiva rebelde islamita na cidadela militar de Monguno e em Maiduguri.

"Os nossos soldados entraram ontem [quarta-feira] à noite em Baga. Assumem o controlo total da cidade, que os terroristas já tinham abandonado", afirmou à agência France Presse um oficial militar não identificado.

De acordo com um residente local à AFP, vários edifícios, entre os quais residências de políticos locais e de chefes de comunidades, um hospital, uma clínica e várias escolas foram incendiados e destruídos pelos jihadistas em Baga e numa localidade vizinha, Doron Baga.

Baga e Doron Baga foram atacadas várias vezes desde o início da insurreição em 2009, responsável já por mais 27 mil mortos e 1,8 milhões de refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório