Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

França e Reino Unido unem-se para combater crise migratória na Mancha

Os governos britânico e inglês decidiram hoje reforçar a cooperação para combater a travessia de imigrantes de França para Inglaterra, pelo canal da Mancha, em botes pneumáticos precários, presumivelmente organizada por grupos criminosos.

França e Reino Unido unem-se para combater crise migratória na Mancha
Notícias ao Minuto

16:38 - 30/12/18 por Lusa

Mundo Governo

O ministro do Interior do Reino Unido contactou telefonicamente o seu homólogo francês, Christophe Castaner, que confirmou na sua conta de Twitter que trabalharam juntos para atacar esta crise migratória, refere a agência de notícias espanhola EFE.

"Em contacto com o meu homólogo britânico, Sajid Javid, coordenámo-nos para reforçar a nossa ação de luta contra a travessia ilegal da Mancha, efetuada por migrantes em pequenas embarcações pondo em risco as suas vidas", escreveu o ministro francês.

Desde o mês de novembro, mais de 220 pessoas foram resgatadas pelas autoridades a tentar fazer a travessia.

Nos últimos três dias as autoridades socorreram 27 pessoas: No dia de hoje foram detidos seis iranianos na praia do condado de Kent; na sexta-feira, foram detetadas outras doze pessoas em Dover e, na quinta-feira, as autoridades intercetaram, na localidade de Sandgate, nove migrantes, entre os quais três crianças.

O governo britânico considerou esta semana "profundamente preocupante" o aumento das tentativas de travessia no Canal da Mancha, uma extensão do oceano Atlântico que separa Inglaterra de França, uma vez que os migrantes colocam a sua vida em perigo.

As tentativas de travessia no Canal da Mancha têm vindo a multiplicar-se desde outubro passado: No dia de Natal, por exemplo, 40 pessoas foram resgatadas ao largo de Pas-de-Calais, na costa francesa do canal, e, no dia 23 de dezembro, foram socorridas outras 16 pessoas.

A travessia do Canal da Mancha em pequenas embarcações, nomeadamente em botes pneumáticos, torna-se particularmente perigosa por causa do intenso tráfego marítimo registado naquela zona, mas também devido às correntes fortes e às baixas temperaturas da água.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório