Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha propõe reforma para limitar imunidade ao exercício do cargo

O Governo espanhol apresentou hoje em Madrid uma proposta de revisão constitucional para limitar a imunidade de que gozam os membros do executivo e do parlamento ao exercício do seu cargo e ao período em que o ocupam.

Espanha propõe reforma para limitar imunidade ao exercício do cargo
Notícias ao Minuto

18:16 - 30/11/18 por Lusa

Mundo Carmen Calvo

Segundo a vice-presidente do executivo do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Carmen Calvo, o Governo quis aprovar este anteprojeto de lei antes das comemorações, na próxima quinta-feira, do 40.º aniversário da Constituição espanhola e com o objetivo de que a legislação espanhola acompanhe a dos restantes países europeus.

A proposta vai ter dificuldade em ser aprovada, depois do Partido Popular (direita) e o Cidadãos (direita liberal) já terem manifestado que têm muitas dúvidas em relação à mesma.

Para ser aprovada, a reforma precisa de ter o apoio de três quintos dos deputados do Congresso dos Deputados e do Senado, o que significa que necessita do apoio do Partido Popular (direita) que tem a maioria relativa na câmara baixa e a maioria absoluta na alta.

Em Espanha, os membros do Governo, os parlamentares, a família real ou os magistrados beneficiam de uma certa proteção jurídica que implica que apenas podem ser julgados civil ou penalmente pelo Supremo Tribunal, a mais elevada instituição jurídica do país.

Os socialistas apresentaram esta reforma constitucional a pensar principalmente nos que têm proteção jurídica e ao mesmo tempo são suspeitos de outros crimes, como o de corrupção que envolveu no passado vários parlamentares.

O líder do Partido Popular, Pablo Casado, defendeu hoje que não é necessário modificar a Constituição para acabar com a corrupção na Andaluzia, onde está em campanha para as eleições regionais, ou demitir os ministros que estão a ser investigados pela Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório