Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

China considera um erro retirada dos EUA de tratado nuclear

A China considerou hoje um erro a retirada unilateral dos Estados Unidos do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF) que Washington assinou com Moscovo em 1987.

China considera um erro retirada dos EUA de tratado nuclear
Notícias ao Minuto

11:26 - 22/10/18 por Lusa

Mundo Críticas

"Está errado e ainda pior é colocar a China como uma das razões para o abandono" do tratado, afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, numa conferência de imprensa.

Hua disse que o tratado desempenha "um importante papel no processo de desarmamento nuclear" e que "ainda é significativo", sublinhando a importância de atuar através do diálogo.

Pequim reagia ao anúncio feito no sábado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de que os Estados Unidos se vão retirar daquele tratado.

Trump acusou Moscovo de violar o acordo "há muitos anos".

"Não vamos deixá-los violar o acordo nuclear e fabricar armas, enquanto nós não somos autorizados. Nós permanecemos no acordo e temos honrado o acordo. Mas a Rússia, infelizmente, não respeitou o acordo", criticou o presidente norte-americano.

Trump disse ainda que o seu país "terá de desenvolver armas", a menos que a Rússia e a China expressem a sua vontade de não desenvolver esse tipo de armamento.

O tratado, assinado pelos presidentes norte-americano, Ronald Reagan, e russo, Mikhail Gorbachev, aboliu o uso de uma série de mísseis de alcance entre os 500 e os cinco mil quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório