Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe do Exército da África do Sul revela cortes orçamentais

O chefe do Exército sul-africano, general Lindile Yam, anunciou hoje cortes orçamentais neste ramo das Forças Armadas que comprometem a capacidade de defender o país e a participação em missões de paz no estrangeiro.

Chefe do Exército da África do Sul revela cortes orçamentais
Notícias ao Minuto

21:50 - 18/10/18 por Lusa

Mundo Lindile Yam

"Estes cortes orçamentais têm consequências negativas nos esforços feitos para manter as operações", disse o responsável na sede daquele ramo das Forças Armadas sul-africanas, em Pretória.

Lançando fortes críticas ao Governo, o general afirmou aos jornalistas que o Exército está com dificuldades até em adquirir uniformes.

De acordo com o general, o orçamento para o Exército está abaixo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Caímos para menos de 1% e talvez nos estejamos a aproximar do 0%, não sei", declarou Lindile Yam, que acusa os políticos de estarem a fazer "um jogo perigoso".

A ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, afirmou no passado que os problemas orçamentais se deviam aos governos pós 'Apartheid', que priorizaram despesas para as populações negras pobres, até então negligenciadas.

O general Yam, nos comandos do Exército há dois anos, sublinhou que a África do Sul não está imune a movimentos extremistas, referindo-se ao crescimento de grupos islamitas em Moçambique, país vizinho.

"Vejam o que está a acontecer no nosso vizinho. Os terroristas (...) decapitam pessoas. Se acontece em Moçambique, acontece aqui", alertou o general.

Uma potência militar africana, a África do Sul tem tropas em missões de paz na República Democrática do Congo e na região sudanesa de Darfur.

O Exército sul-africano participou em operações logísticas montadas para as eleições em Madagáscar, algo que agora não consegue assegurar devido à falta de meios.

Segundo o general, é necessário um reforço de 50.000 milhões de rands (cerca de 3.000 milhões de euros) para o Exército.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório