Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Trump pede gravação de morte de jornalista saudita. "Se existir"

A morte de Jamal Khashoggi colocou a Arábia Saudita no centro de críticas de uma parte da comunidade internacional.

Trump pede gravação de morte de jornalista saudita. "Se existir"
Notícias ao Minuto

18:39 - 17/10/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Casa Branca

Donald Trump mostrou interesse em ouvir a alegada gravação que as autoridades turcas terão em sua posse e que supostamente comprovará a tortura e morte do jornalista que era correspondente do Washington Post.

No passado dia 2 de outubro, o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi filmado a entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia. À porta, a noiva, uma cidadã turca, esperava-o. Mas Jamal Khashoggi nunca mais foi visto.

Numa primeira fase, o regime saudita negou qualquer envolvimento no desaparecimento de Jamal Khashoggi. Entretanto, segundo avançou a CNN, as autoridades sauditas estarão dispostas a admitir a morte de Jamal Khashoggi mas negando que tal tenha partido de uma iniciativa do regime.

A Turquia, por seu lado, tem criticado os sauditas. As autoridades turcas acreditam que o jornalista foi detido, interrogado, torturado e morto e que o corpo foi posteriormente desmembrado para ser retirado do consulado. A imprensa turca adiantou que o Apple Watch que o jornalista tinha consigo terá sido a fonte dessa gravação.

Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, viajou por estes dias até Riade, capital da Arábia Saudita, fazendo ainda uma paragem na Turquia antes de regressar aos Estados Unidos.

Questionado pelo assunto, Trump adiantou esta quarta-feira aos jornalistas que a primeira pergunta que fará a Pompeo aquando da chegada deste será sobre este caso.

Sobre a alegada gravação que serviria de prova do crime, diz Trump que os Estados Unidos já a pediram, acrescentando de seguida "se existir".

Nova pergunta sobre o tema mereceu resposta semelhante: "Não sabemos se existe. Provavelmente sim. Possivelmente sim. Vou ter um relatório completo sobre isso quando o Mike [Pompeo] voltar".

Entretanto, e apesar das dúvidas em torno do caso, a Arábia Saudita não tem escapado a algumas críticas. Um evento com figuras da alta finança internacional marcado para a próxima semana em Riade já contou com vários cancelamentos por parte de convidados, embora nenhum tenha assumido publicamente que cancelou devido a este caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório