Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Furacão Michael ganha força antes de atingir Florida. Já é de categoria 4

A tempestade é considerada extremamente perigosa. Meteorologistas dizem que será mais forte que o furacão Florence.

Furacão Michael ganha força antes de atingir Florida. Já é de categoria 4
Notícias ao Minuto

07:45 - 10/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Os Estados Unidos voltam a ser ameaçados por um furacão de grande intensidade, mais precisamente o Estado da Florida, no sul do país. Segundo o National Hurricane Center, o Michael ganhou mais força durante a sua aproximação à Florida e a sua categoria subiu para o nível 4, sendo considerado um furacão extremamente perigoso.

Nesta altura, o Michael é considerado a tempestade mais forte a atingir os Estados Unidos. Quando o furacão Florence atingiu o estado da Carolina do Norte, a sua categoria já tinha sido reduzida para o nível 1, suficiente para matar dezenas de pessoas e provocar muitos estragos. Além disso, será o furacão mais forte a atingir a Florida desde o Dennis em 2005.

De acordo com o The New York Times, prevê-se que o furacão atinja a costa da Florida por volta das 14 horas locais (19 horas em Portugal Continental). O National Weather Service alerta para os fortes ventos do Michael - podem chegar aos 210 quilómetros por hora - e para chuva muito intensa ao longo da zona norte da costa do Golfo. Assim que atingir a costa o Michael deve começar a perder força mas o perigo mantém-se. Tal como sucedeu com o Florence, uma das principais preocupações prende-se as consequências das esperadas cheias.

Estima-se que as áreas de Panhandle e Big Bend na Florida, o sul do Alabama e o sul da Georgia sejam atingidos por mais de 30 centímetros de chuva. O sul da Virginia e algumas partes da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, que ainda recuperam do impacto do Florence, devem ser atingidos por cerca de 15 centímetros de chuva.

O governador da Florida, Rick Scott, declarou o estado de emergência e aconselhou as pessoas a não permanecerem nas suas casas. “Está previsto que o furacão Michael seja a tempestade mais destrutiva a atingir a Florida em décadas. Vocês não se podem esconder da escalada desta tempestade, por isso vão-se embora se for dada ordem de evacuação”.

Também o Alabama e a Georgia declararam o estado de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório