Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Russos protestam contra reforma das pensões em dia de eleições locais

Milhares de russos manifestaram-se hoje contra uma impopular reforma das pensões, num protesto convocado pelo dirigente da oposição Alexei Navalny, atualmente detido, em dia de eleições locais e regionais.

Russos protestam contra reforma das pensões em dia de eleições locais
Notícias ao Minuto

17:47 - 09/09/18 por Lusa

Mundo Manifestação

A polícia deteve em toda a Rússia mais de 290 pessoas, em protestos que na maioria tinham sido proibidos pelas autoridades, segundo a organização OVD-Info, especializada em casos de detenções.

Em Moscovo cerca de 2 mil pessoas concentraram-se sob apertada vigilância policial na praça Pushkin, no centro da capital russa, gritando "Putin é um ladrão", segundo jornalistas da AFP no local. Em São Petersburgo, cerca de mil pessoas saíram à rua gritando "vergonha".

"Gasta-se dinheiro com os militares na Síria e na Ucrânia, com os amigos do presidente, mas nada com os reformados", afirmou uma manifestante de 44 anos, citada pela AFP.

Há vários meses que as autoridades se confrontam com a impopularidade de um projeto do governo destinado a aumentar a idade da reforma, que tem permanecido inalterada desde 1932.

A alteração da idade da reforma foi anunciada em junho, mas no final de agosto, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou alterações ao polémico projeto de reforma das pensões, na origem de uma descida acentuada da sua taxa de popularidade.

Putin anunciou que a idade de reforma das mulheres passará dos 55 anos para os 60, e não para os 63, como inicialmente previsto, mas não anunciou nenhuma alteração no caso dos homens, cuja idade de reforma, atualmente de 60 anos, passa na nova legislação para os 65.

Uma das principais críticas à alteração é que a esperança média de vida dos homens na Rússia estimada pelo Banco Mundial é de 66 anos, pelo que, com a idade de reforma fixada nos 65, cerca de 43% dos homens morrerão antes de ter direito a pensão.

As manifestações de hoje foram convocadas pelo principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, que cumpre uma pena de prisão de 30 dias por ter organizado um protesto em janeiro. Dezenas de seus apoiantes foram detidos pela polícia nos últimos dias.

O protesto ocorre ainda num dia em que os russos são chamados às urnas para eleições de governadores e de vários representantes do poder local.

Fotografias e vídeos divulgados por opositores mostram vários episódios de violência policial contra os manifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório