Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestações em Idleb em protesto contra Bashar e iminente ofensiva

Habitantes da província de Idleb, no noroeste da Síria e último bastião rebelde, estão a realizar manifestações em protesto contra uma iminente ofensiva na região por parte do regime de Bashar al-Assad.

Manifestações em Idleb em protesto contra Bashar e iminente ofensiva
Notícias ao Minuto

13:41 - 07/09/18 por Lusa

Mundo Síria

"Vá, sai Bashar" e "Defenderemos a nossa revolução", gritaram centenas de manifestantes em Saraqeb, cidade no leste de Idleb.

A situação em Idleb é tema de uma cimeira entre os presidentes da Rússia, Irão (aliados do regime sírio) e Turquia (apoiante dos rebeldes) que já começou em Teerão.

Vladimir Putin, Hassan Rohani e Recep Tayyip Erdogan estão reunidos num centro de congressos no norte da capital iraniana numa altura em que a comunidade internacional tem os olhos postos em Idleb, temendo um desastre humanitário face a uma ofensiva das forças pró-governamentais.

A cimeira em Teerão pode determinar se a diplomacia suspende qualquer ação militar em Idleb e zonas circundantes, onde vivem mais de três milhões de pessoas, quase metade das quais são civis deslocados de outras zonas da Síria.

Na área encontrar-se-ão também cerca de 10.000 'jihadistas'.

Mais de 350.000 pessoas morreram e milhões foram obrigadas a deixar as suas casas desde o início da guerra da Síria em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório