Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente filipino ordena detenção de um dos seus principais opositores

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou hoje a detenção do parlamentar Antonio Trillanes, um dos seus opositores e o segundo senador a arriscar a prisão.

Presidente filipino ordena detenção de um dos seus principais opositores
Notícias ao Minuto

12:56 - 04/09/18 por Lusa

Mundo Prisão

Atualmente refugiado no Senado para evitar ser detido, Trillanes é uma das personalidades mais críticas da "guerra contra a droga" desencadeada pelo Presidente Duterte, que o senador também acusa de corrupção.

Trillanes acusou ainda o filho de Duterte, Paolo, de pertencer a uma tríade chinesa que terá importado para o arquipélago uma grande quantidade de metanfetaminas.

A oposição já considerou que a ordem de detenção de Trillanes é uma decisão política, fazendo um paralelismo com a detenção, em fevereiro de 2017, da senadora Leila de Lima, outra adversária do Presidente.

A ordem de detenção de Trillanes está ligada com a anulação de uma amnistia que lhe tinha sido concedida em 2010 pelo seu papel numa tentativa de golpe de Estado contra a antiga Presidente Gloria Arroyo.

O Governo diz que Duterte anulou a amnistia porque o senador, antigo oficial da marinha, não teria cumprido as suas obrigações, nomeadamente aquela que exigia que fizesse um pedido oficial de amnistia reconhecendo a sua culpa.

Rodrigo Duterte está até quarta-feira em visita oficial a Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório