Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

China deverá enviar militares para combater terrorismo no Afeganistão

A China deverá enviar centenas de militares para o Afeganistão, parte de um projeto de Pequim para construir um campo de treinos para as tropas afegãs no corredor que liga os dois países.

China deverá enviar militares para combater terrorismo no Afeganistão
Notícias ao Minuto

07:29 - 29/08/18 por Lusa

Mundo Imprensa

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, a operação visa apoiar as forças afegãs no combate ao terrorismo.

Com 350 quilómetros de extensão, o estreito corredor Wakhan liga a província de Badakhshan, no norte do Afeganistão, à região autónoma do Xinjiang, noroeste do país.

O jornal lembra que esta é a primeira vez na história moderna que a China terá uma presença militar no Afeganistão, um país "cada vez mais importante para a própria segurança chinesa".

Pequim abriu, no ano passado, a sua primeira base militar no estrangeiro, em Djibuti, no Corno de África. As autoridades chinesas descrevem a infraestrutura como um posto militar logístico, que visa reabastecer embarcações chinesas em operações de paz e missões humanitárias no Oceano Índico.

Em 2009, a capital do Xinjiang, Urumqi, foi palco dos mais violentos conflitos étnicos registados nas últimas décadas na China, entre a minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur e a maioria han, predominante em cargos de poder político e empresarial regional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório