Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Arábia Saudita contribuiu com 88 milhões para "estabilização" da Síria

A Arábia Saudita anunciou hoje que contribuiu com 88 milhões de euros para "projetos de estabilização" no nordeste da Síria, uma área que esteve sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico.

Arábia Saudita contribuiu com 88 milhões para "estabilização" da Síria
Notícias ao Minuto

08:02 - 17/08/18 por Lusa

Mundo Síria

O dinheiro "salvará vidas, ajudará a facilitar o regresso de deslocados e ajudará a garantir que o Estado Islâmico não consiga ressurgir para ameaçar a Síria, os seus vizinhos ou planear ataques contra a comunidade internacional", esclareceu a embaixada saudita em Washington, em comunicado.

O dinheiro será canalizado para a agricultura, educação, obras rodoviárias, remoção de escombros e abastecimento de água para a região que agora está sob o domínio das Forças Democráticas da Síria (coligação de combatentes curdos e árabes), apoiadas pelos Estados Unidos (EUA).

"Esta contribuição substancial (...) servirá para ajudar comunidades, como Raqqa, que foram devastadas por terroristas do Estado Islâmico", explicaram as autoridades sauditas.

Os militares dos EUA operam bases aéreas e postos avançados na região administrada pelos curdos.

O apoio de 88 milhões de euros fazia parte de uma promessa feita em julho pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita durante uma conferência patrocinada pelos EUA em Bruxelas sobre o grupo Estado Islâmico, na sede da NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório