Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Corbyn colocou flores a alegados autores de atentados de 1972 em Munique

O líder da oposição no Reino Unido, Jeremy Corbyn, reconheceu hoje que esteve presente na colocação de uma coroa de flores no túmulo de palestinianos alegadamente ligados ao homicídio de 11 israelitas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Corbyn colocou flores a alegados autores de atentados de 1972 em Munique
Notícias ao Minuto

22:25 - 13/08/18 por Lusa

Mundo Polémica

"Não acho que tenha estado realmente envolvido" na colocação das flores, disse o líder do Partido Trabalhista britânico, que tem sido crítico de Israel devido ao tratamento dos palestinianos e que está a enfrentar críticas desde que o jornal Daily Mail publicou fotos suas a segurar uma coroa de flores no cemitério de Tunes em 2014 (ver abaixo), perto de onde o jornal dizia estarem os túmulos de membros do grupo Setembro Negro.

Este grupo palestiniano levou a cabo homicídios nos Jogos Olímpicos de Munique, e vários dos seus membros foram depois mortos pelos serviços de inteligência israelitas, a Mossad.

Corbyn tinha dito que esteve no cemitério para homenagear as vítimas do ataque aéreo israelita de 1985 nos escritórios da Organização da Libertação da Palestina, em Tunes, e hoje explicou que foi colocada uma coroa de flores "nos que foram mortos em Paris, em 1992".

"Estive presente quando a coroa foi depositada; não acho que tenha estado realmente envolvido na colocação", disse Corbyn aos repórteres, acrescentando: "Estive lá porque queria ver uma cerimónia adequada a todos os que morreram em todos os incidentes terroristas em todo o lado porque temos de acabar com isso", disse o político.

De acordo com a AP, a explicação não deve terminar as críticas de anti-semitismo por parte de grupos judeus e de membros do Partido Trabalhista que dizem que as ações de Corbyn permitem o alastramento desse sentimento dentro do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório