Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

ONU pede a Israel para permitir entrada de combustível na faixa de Gaza

O Departamento da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) pediu hoje a Israel para permitir a entrada de combustível na faixa de Gaza e evitar o encerramento de hospitais e a falha da rede de saneamento.

ONU pede a Israel para permitir entrada de combustível na faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

11:49 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Bloqueio

"Restringir a entrada de combustível de emergência em Gaza é uma prática perigosa, com graves consequências para os direitos das pessoas", declarou o coordenador do OCHA, Jamie McGoldrick.

As autoridades israelitas suspenderam na semana passada a entrada na faixa de Gaza de petróleo e gás natural como represália ao lançamento de balões incendiários a partir do enclave palestiniano para o sul de Israel. Em julho, o Estado hebreu tinha suspendido temporariamente as remessas de combustível por razões semelhantes.

Segundo o OCHA, 40 das 132 instalações de água e saneamento apenas têm reservas para os próximos dois dias e são necessários pelo menos 60.000 litros de combustível de emergência para garantir o funcionamento de 46 instalações críticas nos próximos quatro dias.

"Está em causa o bem-estar de dois milhões de pessoas, metade das quais são crianças. É inaceitável que os palestinianos de Gaza se vejam privados em repetidas ocasiões dos elementos mais básicos de uma vida digna", disse.

A faixa de Gaza, controlada pelo movimento radical palestiniano Hamas, vive uma "crise energética crónica" devido a mais de uma década de bloqueio israelita, agravada devido ao facto da passagem para o Egito também estar com quase sempre encerrada.

Os palestinianos de Gaza contam com apenas algumas horas de eletricidade por dia.

"Gaza necessita desesperadamente de soluções a mais longo prazo para que se possa ultrapassar o ciclo de repetidas crises, que vão piorando", assinalou McGoldrick, adiantando que "as autoridades palestinianas devem dar prioridade ao fornecimento de combustível aos serviços essenciais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório