Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Israel interceta barco de ativistas que tentou furar bloqueio

Israel continua a impor um bloqueio, que também se faz sentir por mar, à Faixa de Gaza.

Israel interceta barco de ativistas que tentou furar bloqueio
Notícias ao Minuto

12:04 - 04/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Palestina

Um barco com ativistas e jornalistas foi intercetado pela marinha israelita enquanto tentavam furar o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza, a caminho da Palestina.

O barco, de bandeira sueca, contava a bordo com ativistas suecos mas também de França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Alemanha, reporta a Reuters. A bordo levavam medicamentos e outro material médico para a população de Gaza. Na mesma embarcação - SY Freedom for Gaza - seguiam ainda dois jornalistas.

Os detidos serão deportados para os respetivos países.

Em comunicado, o grupo de que os ativistas fazem parte apelou à libertação de prisioneiros e à devolução dos medicamentos e restante carga. Querem que sejam libertados e devolvidos à mesma localização onde se encontravam quando foram abordados pela marinha israelita, "para que possam seguir a sua viagem por águas internacionais e águas palestinianas", respeitando "a lei internacional".

Recorde-se que mais de dois milhões de palestinianos vivem em Gaza, em condições precárias, sem acesso a eletricidade a maior parte do dia e com os movimentos de entrada e saída de Gaza a serem supervisionados pelas autoridades israelitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório