Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Raide aéreo israelita fez danos materiais em posição militar síria

Um raide aéreo israelita que visou hoje uma "posição militar" do regime de Bashar al-Assad, no oeste da Síria, provocou danos materiais, anunciaram os media do Estado sírio.

Raide aéreo israelita fez danos materiais em posição militar síria
Notícias ao Minuto

20:55 - 22/07/18 por Lusa

Mundo Ataque

"Uma das nossas posições militares em Massyaf sofreu uma agressão aérea israelita", indicou a agência de notícias oficial síria, Sana, citando uma fonte militar que apontou "apenas danos materiais".

Um porta-voz da armada israelita recusou-se a comentar o raide, já que o Estado hebraico raramente confirma incursões militares na Síria.

"O local visado é supervisionado pelos iranianos e ali são fabricados mísseis de pequeno porte", anunciou, por seu turno, o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH), uma Organização Não Governamental (ONG) que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria.

O diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane, precisou à agência noticiosa France Presse que "as forças iranianas e do movimento libanês do Hezbollah estão estacionadas neste setor.

O Irão e o Hezbollah libanês, dois inimigos de Israel, são os principais aliados do regime sírio, ao lado da Rússia.

Nestes últimos meses, Israel intensificou os seus ataques contra as posições militares do regime e também contra as forças iranianas presentes na Síria.

Na região de Massyaf também está instalado um Centro de Pesquisa e de Estudos Científicos da Síria (SSRC), atingido em setembro de 2017 por um raide do exército israelita.

Os Estados Unidos têm acusado este organismo de dar apoio no desenvolvimento de gás tóxico sarin e de estar encarregue do fabrico de armas químicas, mas o regime sírio tem negado estar a recorrer a tal tipo de armamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório