Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Entre lendas e memória. Assim recebeu Stonehenge o solstício de verão

O verão começou e, como já é habitual todos os anos, o nascer do sol em Stonehenge foi especial.

Notícias ao Minuto

11:50 - 22/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Inglaterra

Todos os anos, o solstício marca o início do verão.

Em Inglaterra, há um monumento tão antigo quanto intrigante, onde esta transição é sempre celebrada. Falamos de Stonehenge, um monumento pré-histórico que poderá ter sido feito precisamente como forma de marcar este evento astronómico.

Todos os anos, milhares de pessoas testemunham ali a chegada do solstício. Há danças e quem dance e quem faça yoga, há quem toque aquelas rochas antigas e quem recorde lendas antigas.

Este evento astronómico marcado pela posição da Terra em relação ao sol, e que marca o início do verão no hemisfério norte, conta com Stonehenge como local predileto de celebração.

Geralmente o acesso a Stonehenge é restrito mas o solstício costuma permitir aos visitantes desfrutarem deste monumento pré-histórico nesta altura em particular.

Este ano, as medidas de segurança foram mais apertada que em anos anteriores, algo fruto dos episódios de terrorismo que tiveram palco em tempos recentes na Inglaterra. Seja como for, o solstício chegou. E foi assim que se celebrou o amanhecer do dia 21 de junho de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório