Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de mil pessoas fazem parte do dispositivo de acolhimento do Aquarius

Mais de 1.000 pessoas constituem o dispositivo de receção aos 629 migrantes transportados pelo navio Aquarius, que deverá chegar ao porto de Valência, Espanha, no próximo domingo, indicou hoje a Cruz Vermelha.

Mais de mil pessoas fazem parte do dispositivo de acolhimento do Aquarius
Notícias ao Minuto

14:34 - 15/06/18 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

Um dos responsáveis da Cruz Vermelha em Valência, Pedro Redón, referiu também à imprensa que os migrantes vão ser divididos por três embarcações, e deverão chegar de forma faseada, com uma diferença de duas a três horas entre cada uma.

Os postos de receção das 629 pessoas ainda não foram determinados, mas serão definidos "segundo as necessidades e em coordenação" com o governo nacional e o governo autónomo, afirmou Redón sublinhando também que serão feitas avaliações psicossociais e de saúde aos migrantes depois de desembarcarem.

Farão parte do dispositivo coordenado pela Cruz Vermelha, ao longo de todo o fim de semana, mais de um milhar de pessoas, tanto profissionais como voluntários, trabalhando em turnos de 10 a 12 horas.

Segundo o porta-voz da Cruz Vermelha, entre estas 1.000 pessoas estará definido também um grupo de 70 a 100 com formação e preparação para lidar com emergências semelhantes.

O Governo de Itália recusou no domingo autorizar o Aquarius a desembarcar num porto italiano os 629 migrantes, resgatados do mar em várias operações durante o sábado.

A Itália defendeu que devia ser Malta a acolher os migrantes, entre os quais há 123 menores, mas as autoridades maltesas sustentaram que a responsabilidade é de Itália porque as operações de salvamento dos migrantes ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

A Espanha ofereceu-se, na segunda-feira, para acolher os migrantes, para "evitar uma tragédia humanitária", e as autoridades estimam que o navio demorasse quatro dias a fazer o percurso que o separa de Valência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório