Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Número de mortos na Índia sobe para 98 na sequência de tempestade

Pelo menos 98 pessoas morreram nas últimas 24 horas na sequência das fortes chuvas que se fazem sentir no norte da Índia, disseram hoje as autoridades de gestão de catástrofes das duas regiões atingidas, citadas pela agência France-Presse.

Número de mortos na Índia sobe para 98 na sequência de tempestade
Notícias ao Minuto

12:10 - 03/05/18 por Lusa

Mundo Catástrofes

A tempestade está a afetar os Estados de Uttar Pradesh e o Rajastão no norte e nordeste da União Indiana. Um primeiro balanço apontava para 73 mortos e 140 feridos.

No Estado de Uttar Pradeesh morreram, pelo menos, 65 pessoas.

O diretor adjunto da Autoridade de Gestão de Desastres, Sanjay Kumar disse que a situação de alerta continua ativa em toda a região porque é previsível a continuação do mau tempo.

Um porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres no Rajastão, Bijendra Singh, explicou que 27 pessoas morreram e que 102 ficaram feridas nos distritos de Bharatpur, Alwar e Dholpur devido a uma tempestade areia durante a noite.

A mesma fonte frisou que a maior parte foi vítima de acidentes porque se encontrava no exterior, apesar de as autoridades terem emitido um alerta "uma ou duas horas antes" da tempestade, para a população procurar refúgio.

A monção que costuma afetar o norte da Índia em finais de junho ocorre em 2018 dois meses antes e com temperaturas superiores aos 40 graus centígrados e fortes ventos.

Em 2017, mais de meia centena de pessoas morreram e cerca de dois milhões foram afetadas pelas chuvas de junho e julho no noroeste do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório