Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Irão reafirma que acordo nuclear não é negociável

O acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irão e o grupo dos 5+1 não é negociável, afirmou hoje o Presidente iraniano, Hassan Rohani, numa conversa telefónica com o homólogo francês, Emmanuel Macron.

Irão reafirma que acordo nuclear não é negociável
Notícias ao Minuto

19:44 - 29/04/18 por Lusa

Mundo Hassan Rohani

"O acordo nuclear, ou qualquer outro assunto relacionado, não é de forma alguma negociável. O Irão não aceitará qualquer restrição para lá do compromisso assumido", sublinhou, citado num comunicado na página oficial dele na Internet.

Na terça-feira passada, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Emmanuel Macron afirmaram que querem trabalhar juntos para um novo acordo nuclear com o Irão.

A declaração suscitou o protesto imediato de Hassan Rohani, que contestou a legitimidade de um eventual novo pacto sobre o programa nuclear iraniano.

O acordo foi assinado em Viena em julho de 2015 entre o Irão e o denominado grupo dos 5+1, que integra Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Nos termos do acordo, Teerão aceitou congelar o seu programa nuclear até 2025.

Os partidários do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano asseguram que este acordo é a melhor garantia para impedir que o Irão se dote da bomba atómica.

Trump, no entanto, considera o acordo demasiado fraco e deu aos signatários europeus do atual acordo (Alemanha, Reino Unido e França) até 12 de maio para o tornar mais severo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório