Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Será que anda a exagerar no treino? Esteja atento a estes sinais

Exagerar não é sinónimo de melhores resultados.

Será que anda a exagerar no treino? Esteja atento a estes sinais
Notícias ao Minuto

16:03 - 03/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Para obter melhores resultados deve dar o seu máximo em cada treino, mas isso não significa esgotar o seu corpo e colocar-se mesmo em risco de uma lesão.

Exagerar no treino não é sinónimo de melhores resultados e mais benefícios, pelo contrário, pode pôr a sua performance e a sua saúde em risco.

Se tem andado a exagerar no treino, esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe pode estar a dar de que é tempo de abrandar.

Um dos grandes sinais é sentir dor de forma constante depois do treino, mesmo quando se faz treinos leves. Não falamos daquele desconforto nos músculos que normalmente surge depois dos treinos mais exigentes.

Vanessa Branco, educadora física da Bodytech JK Iguatemi, em São Paulo, revela à revista Boa Forma que sentir enjoos e/ou tonturas durante o treino também pode indicar que é tempo de abrandar. O primeiro pode surgir porque os treinos demasiado intensos fazem com que “o sangue deixe o sistema gastrointestinal para abastecer os músculos que estão a ser trabalhados, que precisam de oxigénio”. Já o segundo sintoma pode dever-se a alterações dos níveis hormonais de cortisol e testosterona, provocadas pelo stress físico intenso.

Se o seu suor ou a sua urina ficarem de repente com um cheiro muito forte a amoníaco, isso pode dever-se ao treino demasiado intenso. Isto porque quando se esforça demais o corpo começa a metabolizar proteína, o que faz com que aumentem os níveis de amoníaco no corpo e os odores corporais possam ficar mais fortes.

Alterações no humor e no apetite também podem resultar do treino excessivo. É suposto que o exercício melhore o humor, mas se, pelo contrário, o deixa irritadiço, ansioso e com insónias, isso pode indicar que é tempo de abrandar. Quanto às alterações no apetite, um estudo revelou que o exercício demasiado vigoroso suprime transitoriamente o apetite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório