Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Preguiça? Portugueses não são dos piores, mas ficam atrás dos EUA

Universidade de Stanford listou aqueles que são os países com menor taxa de atividade. E Portugal nem se saiu assim tão mal (mas podia ser melhor).

Preguiça? Portugueses não são dos piores, mas ficam atrás dos EUA
Notícias ao Minuto

18:20 - 12/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

10.000. Este é o número de passos que deveríamos dar todos os dias para termos mais saúde e energia, uma meta traçada nos anos 60 no Japão e que a ciência adotou como a mais aconselhável para um adulto... mas que nem sempre é cumprida.

Para prová-lo, a Universidade de Stanford (nos Estados Unidos) decidiu usar a informação recolhida por uma aplicação móvel sobre os passos diários dos utilizadores, tendo, para isso, compilado dados de cerca de 717 mil pessoas em 111 países. O período de análise foi de 95 dias e os cientistas concluíram que a média de passos dada por dia é de 4.961.

Publicada na revista Nature - e citada pela BBC - a investigação dá conta de que a inatividade pode ser um dos fatores mais impactantes para os atuais níveis de obesidade, que tendem a crescer de dia para dia, afetando cada vez mais crianças e jovens. Contudo, o estudo provou que quanta maior é a desigualdade num país (isto é, a diferença entre os que caminham muito e os que caminham pouco), maior é a probabilidade da população sofrer à boleia de doenças relacionadas com o estilo de vida (e, neste caso, com o sedentarismo), sendo este risco mais intenso quando a diferença diz respeito ao género, ficando as mulheres mais vulneráveis.

Olhando agora para os dados concretos, que foram publicados no site Activity Inequality, é Hong Kong a campeã dos passos e aquela que menos desigualdade apresenta. Segue-se a China (que foi analisada sem Hong Kong) e depois a Suécia.

Apesar de ter uma costela alentejana, Portugal ficou na 27ª posição, tendo à sua frente países como a Noruega (8ª posição), Espanha (11ª), Chile (15ª), França (20ª), Brasil (22ª) e Itália (26ª).

A média de passos dados pelos portugueses é de 4,744, diz o Daily Mail. Nos Estados Unidos - um dos países com maior taxa de obesidade - a média diária de passos ronda os 4,774. Ambos ficam aquém da média recomendada e da média em todo o mundo.

A Arábia Saudita ficou na 46ª e última posição, lado a lado com a Austrália e o Canadá, que completam o top 3 dos países mais preguiçosos e onde existe uma maior discrepância a nível de atividade física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório