Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Ministro da Segurança Pública nomeado Presidente do Vietname

O partido comunista do Vietname nomeou To Lam, ministro da Segurança Pública, como novo Presidente do país, depois de o antecessor se demitir no âmbito de uma vasta campanha anticorrupção, noticiou a Europa Press.

Ministro da Segurança Pública nomeado Presidente do Vietname
Notícias ao Minuto

14:18 - 18/05/24 por Lusa

Mundo Vietname

O Comité Central do partido comunista aprovou "a nomeação do camarada To Lam, militar, membro do Politburo e ministro da Segurança Pública, como Presidente", informou a Agência de Notícias do Vietname, citada pela Europa Press.

O general, uma das figuras mais influentes do país, receberá aprovação parlamentar na próxima semana para assumir formalmente o cargo.

Em 21 de março, o parlamento vietnamita aprovou a demissão de Vo Van Thuong, que ocupava a Presidência há pouco mais de um ano, e nomeou Vo Thi Anh Xuan, o antigo vice-Presidente, como Presidente interino do país até à eleição de um sucessor.

Um dia antes, Thoung, de 54 anos, anunciou que se demitia do cargo no meio de uma campanha anti-corrupção que atingiu a liderança do partido, tendo o Comité Central de Inspeção acusado-o de violar os regulamentos internos do partido, de acordo com informações do diário vietnamita "Tuoi Tre".

O Comité Central afirmou que tais atitudes levaram a uma queda no seu índice de aprovação pública e afetaram a reputação do partido.

Thuong, cuja posição é em grande parte simbólica, assumiu o cargo em março de 2023, dois meses depois de Nguyen Xuan Phuc se ter demitido devido a vários escândalos de corrupção em plena pandemia do coronavírus.

Leia Também: Deslizamento de terra mata três crianças em parque infantil no Vietname

Recomendados para si

;
Campo obrigatório