Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quer um sorriso bonito e branco? Siga os conselhos do Dr. Miguel Stanley

Descubra quais são os cuidados essenciais para ter um sorriso tão bonito como o dos famosos e os cuidados que deve ter quando pensa em fazer branqueamentos dentários.

Quer um sorriso bonito e branco? Siga os conselhos do Dr. Miguel Stanley
Notícias ao Minuto

09:04 - 27/06/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, Miguel Stanley, médico dentista que ficou conhecido por protagonizar os programas ‘Doutor, Preciso de Ajuda’ e ‘Dr. White’ e por ser o ‘pai’ do sorriso de vários famosos, diz o que é preciso para ter um sorriso bonito e adverte sobre o que é preciso saber antes de fazer um branqueamento.

Quais são os truques para ter um sorriso tão bonito como o dos famosos?

Acho que o truque é ter bom senso. Comer de forma saudável e evitar os açúcares, claro. Se tivermos uma predisposição para desenvolver problemas na boca e se tivermos muito tratamento dentário na boca – ou seja pessoas com muitas restaurações e/ou que têm implantes – em vez de ir só duas vezes por ano à higienista, é ir quatro ou cinco vezes.

Acho que os portugueses não gostam muito de gastar na manutenção. Da minha experiência de 21 anos, os portugueses vêm ao dentista quando algo está mal, depois a gente arranja e nunca mais os vemos. Passado dez anos voltam a dizer que está tudo mal, mas o que é que esperam? É um bocado ter mais a cultura de fazer a manutenção.

Claro, também é preciso usar o fio dental, fazer mais perguntas ao dentista e perceber quais são os riscos de não comparecer regularmente no dentista.

Os branqueamentos estão muito na moda. Quais são os cuidados a ter quando se pensa em fazer um branqueamento dentário? E como é que sabemos se uma clínica é a certa para fazer este tipo de tratamento?

Fui eu que introduzi o conceito do branqueamento em Portugal. Já em 2004 montámos uma rede de clínicas de branqueamento dentário, que eram as primeira White Clinic – no Clube VII e no Holmes Place em Cascais – portanto temos uma casuísta de branqueamento dentário dentro da clínica muito acima da média. Já tentámos todas as maneiras possíveis para oferecer um sistema que fosse mais rápido, barato e seguro para os nossos pacientes. A nova legislação de 2012 ou 2013, de acordo com a comunidade europeia, regulou a quantidade de produto dentro do branqueamento para ser mais seguro. Obviamente que já não é tão potente, portanto os resultados já não são tão incríveis como se esperaria. Mas na minha ótica há poucas técnicas que realmente garantem um branqueamento inacreditável em pouco tempo.

A técnica tradicional de ir ao dentista e usar um gel em casa todos os dias durante uma semana ou cerca de dez dias, continua a ser o ‘gold standard’. Há várias marcas no mercado que requerem claro uma moldeira à medida. Demora é mais tempo e as pessoas querem tudo mais rápido. Se querem mais rápido, então convém usar marcas que estejam inscritas no Infarmed, mas são caras, tanto para o paciente como para o dentista. Nesse caso o tratamento faz-se em cerca de uma hora ou uma hora e meia no consultório. Recomendamos sempre que se leve as moldeiras para seguir o tratamento em casa. Temos tido excelentes resultados com isso ao longo dos anos.

O que eu digo às pessoas é: Se não tiverem dinheiro para fazer bem, não façam! E alerto que se as pessoas tiverem tratamentos dentários antigos na boca, como coroas, massinhas à frente ou restaurações, bem como gengivites ou cáries não têm indicação para fazer branqueamento.

Primeiro é preciso estar livre de doenças na boca e ter a noção de que as massas e as coroas com um cor mais escura não serão branqueadas pelo tratamento. Portanto, haverá sempre o custo acrescido de trocar essas restaurações mais tarde. E quando forem a uma clínica dentária é imperativo que peçam as repercussões do tratamento em zona estética que não será branqueada, para não haver surpresas desagradáveis depois do branqueamento. Às vezes é melhor não fazer do que não estar preparado para tudo o que pode surgir. Se a pessoa tem três coroas à frente, por exemplo, fizer o branqueamento dentário e o dentista disser que são 300 ou 400 euros, vai ficar muito contente, mas no final repara que tem os três dentes (coroas) à frente claramente mais escuros porque são de cerâmica e não mudam de cor. O dentista diz que tem de trocar e a pessoa já não vai ficar nada contente porque o orçamento vai aumentar muito.

Pode ver aqui a entrevista feita ao Dr. Miguel Stanley para o Vozes ao Minuto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório