Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Os 13 alimentos que o vão deixar em forma até ao verão

Na hora de perder uns quilos extra, nada como apostar nos alimentos que aliam a saúde às poucas calorias.

Os 13 alimentos que o vão deixar em forma até ao verão
Notícias ao Minuto

12:30 - 24/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Nutrição

Manter um peso saudável não é uma tarefa fácil, nem tão pouco algo que se consiga de um dia para o outro. Perder peso e depois conseguir manter os mesmos números na balança a curto, médio e longo prazo requer disciplina, rigor e, claro, uma tremenda capacidade de escolher os alimentos mais saudáveis.

Por alimentos saudáveis deve-se entender os alimentos que oferecem um vasto leque de nutrientes ao mesmo tempo que carecem de componentes prejudiciais à saúde (como as gorduras trans, aditivos, químicos e adoçantes). Além disso, um alimento saudável é aquele que melhor equilibra o valor nutricional com o porte calórico, mesmo sendo do conhecimento de todos que as calorias não são todas iguais.

Mas se pensa que é impossível encontrar um alimento saudável que tenha poucas calorias, engana-se. Mesmo não existindo alimentos perfeitos ou até milagrosos, existem alimentos bastante benéficos para a saúde e amigos da boa forma, como é o caso da toranja, que além de ser um dos alimentos com mais propriedades benéficas, oferece apenas cerca de 80 calorias por unidade. Continuando nas frutas, também os mirtilos são sempre uma excelente escolha, não fossem ricos em antioxidantes e detentores de apenas 32 calorias por dose (meia chávena).

A couve-coração é, segundo a revista Health, um outro alimento a ter em conta não só pela sua diversidade, mas também por possuir apenas 22 calorias por cada chávena. Ainda no leque de alimentos verdes, a revista coloca ainda no leque dos alimentos ideias para o verão as couves-de-bruxelas, que são ricas em vitaminas e oferecem apenas 38 calorias por dose (uma chávena), e também a couve-coração, que é uma ótima substituta do arroz tradicional – e uma chávena equivale somente a 27 calorias. Com apenas 20 calorias por chávena, a curgete é também um dos alimentos que o vai deixar em boa forma.

Quem pretende perder peso e mesmo assim ter sempre um snack por perto, o aipo é uma das opções mais indicadas, até porque uma chávena deste alimento de sabor intenso tem apenas 16 calorias. O tomate é igualmente um ótimo petisco, diz a revista, salientando as suas simples 22 calorias por unidade, acrescentando ainda a cenoura (22 calorias por meia chávena), que pode ser palitada e transportada para qualquer local.

Quando consumidos sem qualquer tipo de açúcar, adoçante, leite ou creme, o café e o chá podem ser também excelentes opções para manter a linha e isto porque oferecem bons nutrientes, hidratam e conseguem ainda acelerar o metabolismo.

Preferencialmente grelhados ou cozinhados no micro-ondas, os cogumelos assumem-se como uma das proteínas mais magras e benéficas. Além disso, uma chávena de cogumelos representa apenas 15 calorias.

Mas se o objetivo é mesmo consumir o mínimo de calorias e ao mesmo tempo absorver o máximo de nutrientes, então nada como apostar no espinafre (sete calorias por chávena).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório