Veja se é seguro grelhar em cima de tabuleiros de alumínio

Acaba por ser uma solução para não sujar as grelhas, por exemplo. Ainda assim, será que é perigoso para a sua saúde.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/04/2024 16:23 ‧ 26/04/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Churrasco

Numa altura em que os churrascos estão a voltar, os tabuleiros de alumínio são uma solução prática. Podem sujar menos as grelhas e acabam por ser práticos. Contudo, será que podem ser prejudiciais para a saúde.

O 'website' Gotowanie falou com vários especialistas para perceber se existe alguma desvantagem. "Não existem estudos claros que demonstrem que o alumínio tenha um impacto direto e muito negativo na nossa saúde", explica Karolina Kowalczyk, especializada em biotecnologia.

Leia Também: O que tem de fazer à sua churrasqueira antes que o verão comece

"Existem alguns resultados de que pode causar a doença de Alzheimer, algumas alterações no sistema esquelético, ou que pode afetar as nossas células no cérebro, mas estas são realmente grandes quantidades de alumínio que são armazenadas no nosso corpo durante muito tempo", continua.

Já Karolina Kowalczyk conta que também em tachos, panelas, copos, produtos com sal, açúcar e cosméticos podem estar um problema do género. "As pessoas não prestam atenção a isto no dia a dia."

"Não grelhamos uma salsicha ou um frango a noite toda durante três ou quatro horas. Leva apenas meia hora, às vezes 20 minutos", continua. Refere também que o uso de um tabuleiro de alumínio supera os possíveis riscos que possam existir, uma vez que existem também os riscos do fumo e de grelhar diretamente sobre a chama.

Leia Também: Nunca sabe o que comer antes de treinar? Estes são os alimentos ideais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas