Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

As duas técnicas culinárias que preservam os nutrientes dos cogumelos

Os cogumelos são uma das fontes de proteína vegetal mais potentes e também um dos alimentos com maior valor nutricional e até mesmo medicinal.

As duas técnicas culinárias que preservam os nutrientes dos cogumelos
Notícias ao Minuto

12:20 - 23/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Ricos em fibra alimentar, proteína, aminoácidos, vitaminas B1, B2, B12, C, D e E e ainda detentores um vasto leque de minerais, os cogumelos são um dos alimentos de origem vegetal mais populares e benéficos para a saúde, sendo ainda conhecidos os seus ‘poderes’ medicinais.

Podem ser consumidos depois de grelhados, estufados, fritos, guisados, cozidos ou até assados, mas a verdade é que só existem dois tipos de confeção que mantêm quase intactos todas as propriedades deste alimento. A conclusão é de um estudo publicado na revista International Journal of Food Sciences, que analisou as consequências de cada tipo de confeção.

Conta a revista Time que, depois de analisarem quatro tipos de cogumelos (champignon, shiitake, oyster e oyster rei), os cientistas concluíram que grelhar ou cozer no micro-ondas são as opções que melhor asseguram o poder nutricional do alimento, podendo mesmo aumentar os níveis de antioxidantes. Se for usado azeite em qualquer um destes processos, melhor.

Fritar os cogumelos não só reduz consideravelmente o teor de proteína, como faz cair a pique os níveis de antioxidantes, aumentado o teor de gordura. Cozer os cogumelos também tira propriedades aos alimentos, conclui o estudo levado a cabo pelo Mushroom Technological Research Center of La Rioja, em Espanha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório