Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os dois alimentos 'essenciais' dos desportistas

Quem pratica atividade física com regularidade sabe o quão importante é a alimentação e há dois ingredientes que não podem faltar.

Os dois alimentos 'essenciais' dos desportistas
Notícias ao Minuto

23:00 - 15/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A alimentação é um dos principais pilares da boa saúde física e, claro, da boa performance de um atleta.

Quem pratica desporto com regularidade deve optar por alimentos nutritivos, ricos em gorduras boas, hidratos de carbono complexos e, claro, proteína. Mas, existem dois alimentos concretos que devem fazer parte da alimentação diária de um atleta.

Segundo o Buena Vida do jornal As, todos os desportistas deviam comer uma banana e 30 gramas de pistácios por dia. Estes dois alimentos – nestas quantidades - são importantes para a recuperação muscular e para o bom funcionamento do organismo, que precisa de estar no seu melhor estado para aguentar a carga diária de treinos.

Em causa, está a presença de potássio em ambos, um dos micronutrientes mais importantes para a boa função muscular e que tem ainda como função a eliminação do sódio que se encontra nas células, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares.

Uma banana média, com cerca de 100 gramas, oferece 436 miligramas deste micronutriente, enquanto 100 gramas de pistácio oferecem 1,020 miligramas de potássio.

De acordo com o nutricionista da Agência Espanhola de Proteção da Saúde e do Desporto, o médico Jorge Fernández, estes dois alimentos “ajudam a compensar o[s nutrientes] que se perdeu no suor”, uma vez que o potássio pode facilitar a absorção de outros minerais e vitaminas, mantendo o sistema imunitário intacto.

Sabe que sinais dá o corpo quando não ingere potássio suficiente?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório