Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fortes/inteligentes? Leais/bonitos? Quem ganha e quem perde na natureza

Os animais mais fortes tendem a ser menos inteligentes. Também a beleza e a sexualidade estão interligadas, comprova estudo.

Fortes/inteligentes? Leais/bonitos? Quem ganha e quem perde na natureza
Notícias ao Minuto

15:05 - 14/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Espécie

Dois estudos publicados recentemente pela Britain's Royal Society trazem uma nova visão sobre o mundo animal e sobre as qualidades e defeitos de cada espécie.

Na prática, o porque não se pode ser o melhor em tudo, os mais fortes fisicamente tendem a ser menos inteligentes. Já sobre a sexualidade, percebe-se que os mais bonitos tendem a ser mais infiéis.

A primeira conclusão é de Theodore Stankowich e Ashly Romero, da Universidade do Estado da Califórnia nos Estados Unidos. Os especialistas olharam para o exemplo dos pangolins e ouriços, mamíferos que facilmente se defendem dos predadores, devido aos espinhos, mas nos quais a inteligência não é um forte.

No sentido inverso, o cérebro de espécies que fisicamente são menos robustas (corpos revestidos por finas camadas de pele), desenvolveu-se no sentido de gerir melhor as ameaças. Além disso, é possível constatar que “espécies protegidas tornam-se menos inteligentes”, segundo explicam os biólogos citados pelo Daily Mail.

Já no que respeita à sexualidade das espécies, as conclusões são de Jenelie Dowling, da Universidade de Montana, e de Michael Webster, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

O estudo desenvolvido pelos especialistas comprova que o jogo do acasalamento depende (mais do que julga) da aparência física. É assim, pelo menos, a avaliar pelo exemplo da ave Malurus melanocephalus, uma espécie monogâmica.

Se os machos com plumagem mais colorida são os que se mostram menos leais a uma só ave do sexo feminino, os pardos são mais inclinados a ter um só parceiro. Os segundos protegem mais e melhor a progenitora e as crias, enquanto os filhos dos poligâmicos têm maior risco de não sobreviver aos primeiros tempos de vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório