Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Seis dicas para sair 'vencedor' num debate

Há técnicas cientificamente comprovadas que o podem ajudar a 'sair por cima' num debate com outra pessoa. Confira-as.

Seis dicas para sair 'vencedor' num debate
Notícias ao Minuto

13:40 - 28/11/16 por João Oliveira

Lifestyle Comunicação

Facilmente se perde a cabeça quando uma simples troca de ideias sobe de tom e os insultos se fazem de parte a parte, de modo a ver quem é que, teoricamente, ‘leva a bicicleta para casa’.

Aqui ficam seis técnicas que, de acordo com o Insider, estão cientificamente comprovadas e ajudam a sair vencedor num debate contra outra pessoa. Ei-las:

1. Não tentar ganhar

Pode parecer contraditório, mas evidenciar essa vontade em querer sair vencedor de uma discussão acaba por dificultar o processo. Atacar as ideias opostas só faz com que a outra pessoa também ataque as nossas. Irritar essa mesma pessoa tem um ‘efeito espelho’ e pode afetar-nos também. O melhor a fazer é pegar nas premissas do seu interlocutor e levá-as até à sua conclusão lógica, que por vezes pode ser absurda.

2. Cordialidade

Outro truque bastante eficaz neste contexto. Mostrar respeito pela opinião adversa, por mais irracional que seja, irá facilitar a compreensão da sua perspetiva. Para entrar no domínio da lógica, é primeiro preciso estabelecer uma ligação emocional. “Quando as pessoas se sentem valorizadas, tendem a ser mais recetivas à informação que põe em causa aquilo em que acreditam", explica Peter Ditto, professor de Psicologia na Universidade da Califórnia, à New York Magazine em 2014.

3. Mostre confiança em si próprio

Este aspeto reduz-se apenas ao lado psicológico. Estudos provam que as pessoas tendem a ouvir mais atenciosamente aqueles que aparentam ser os mais inteligentes do sítio e, por vezes, essa inteligência pode apenas ser aparente e não real. Se mostrar confiança em si próprio, facilmente se convence a si e aos outros da mensagem que quer fazer passar.

4. Provar que a sua opinião reúne consensos

Não é novidade nenhuma que, por mais independentes que afirmamos ser, a opinião alheia acaba sempre por condicionar ou até limitar a nossa. É por isso que, se fizer ver ao seu interlocutor que há quem concorde com a sua opinião, mais facilmente ele o irá compreender e possivelmente aceitar aquilo que tem para dizer.

5. Gráficos

Podemos comprovar as nossas afirmações de diferentes maneiras, mas elementos triviais como um gráfico ou uma notícia alusiva ao tema facilitam bastante a persuasão sobre a outra pessoa, visto que vai ao encontro do tópico anterior: havendo quem concorde com aquilo que diz, mais facilmente o seu argumento ganha força.

6. Não apresente episódios isolados

Ser objetivo tem muito mais efeito do que subjetivo. Ou seja, se apresentar factos a nível global e não apenas pessoal, facilmente irá alargar a abrangência do seu argumento e mostrar que ele é transversal a diferentes contextos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório