Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O óleo de coco é a solução para tudo? Não nestes casos

Sete casos em que não deve recorrer ao óleo de coco.

O óleo de coco é a solução para tudo? Não nestes casos
Notícias ao Minuto

07:00 - 29/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

O óleo de coco tem tido muito destaque ultimamente, tanto por ser considerado um óleo saudável apara a alimentação, como por ser muito útil nas rotinas de beleza, por ser muito nutritivo.

Mas antes de cair na tendência e começar a usar este produto para tudo, saiba em que situações em que não o deve usar. A revista Prevention listou sete exemplos:

1. Em exagero na sua dieta, se está a tentar emagrecer. Apesar de poder parecer uma gordura mais saudável, o óleo de coco tem 117 calorias por colher de sopa, sendo comparável ao azeite. Além disso este produto é rico em gordura saturada, cujo consumo recomendado é de no máximo 13gr por dia. O que não quer dizer que não o possa usar, só deve ter cuidado para não exagerar.

2. Em vez da pasta de dentes. Pela internet há muitas gente a defender este truque, mas a ciência diz que o óleo de coco não é tão eficaz a remover bactérias da boca e dos dentes como os dentífricos comuns.

3. Se tem feridas abertas. O óleo de coco pode ser ótimo para a pele por ser muito nutritivo e hidratante, mas deve ter cuidado para não o aplicar em feridas abertas, pois pode provocar irritação, vermelhidão e comichão.

4. Como protetor solar. Apesar de ter efeitos protetores contra os raios ultravioleta (UV), o seu fator de proteção solar (SPF) é de cerca de oito, sendo que se recomenda que use um protetor solar com um SPF de no mínimo 30.

5. No banho. O óleo de coco pode ser calmante para pele, mas a pele pode ficar gordurosa se o óleo não for esfregado completamente. Além disso, a gordura do óleo de coco pode tornar a banheira ou a base de chuveiro em locais perigosos, devido ao risco de escorregar.

6. Para cozinhar a altas temperaturas. O óleo de coco precisa de muito menos temperatura do que os óleos comuns. Para cozinhar a altas temperaturas, como em fritos, deve escolher o óleo de coco refinado em vez do não refinado.

7. No frio. O óleo de coco tem um efeito refrescantes, por isso pode querer deixá-lo de lado durante os meses mais frios do ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório