Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Ameaça à saúde global: Como prevenir a resistência aos antibióticos

A propósito do Dia Europeu do Antibiótico, que se assinala a dia 18 de novembro, a Egas Moniz School of Health & Science lembra que a resistência aos antibióticos é uma das "principais ameaças à saúde global", colocando em risco o tratamento das doenças infeciosas.

Ameaça à saúde global: Como prevenir a resistência aos antibióticos
Notícias ao Minuto

21:56 - 16/11/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Antibióticos

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças revela que Portugal é um dos países europeus com maior taxa de resistência bacteriana. Como tal, é "essencial adotar medidas de prevenção para reverter esta tendência e evitar um problema de saúde pública maior", afirma um comunicado da Egas Moniz School of Health & Science.

A propósito do Dia Europeu do Antibiótico, que se assinala a dia 18 de novembro, a instituição enumera alguns fatores a considerar sobre os antibióticos:

Leia Também: Epidemia silenciosa. Quando é que uma dor nas costas é alarmante?

1- Cumprir a prescrição médica

"Uma das situações mais comuns que gera resistência bacteriana é o facto de os doentes não prosseguirem com o medicamento até ao fim da data prescrita, interrompendo quando começam a sentir melhorias do seu estado de saúde. Contudo, ao optarem por parar, muitas bactérias não são destruídas, resultando na sua multiplicação e na aquisição da capacidade de combate ao antibiótico em futuras ocasiões."

Leia Também: Reconstrução mamária. As perguntas que sempre quis fazer a um médico

2- Usar as novas moléculas de antibióticos apenas em casos mais complexos

"Com a descoberta dos antibióticos, a sua utilização por parte da comunidade médica passou a ser frequente, com o objetivo de zelar pelo estado de saúde dos seus pacientes. É, contudo, necessário compreender que o uso indiscriminado de novas moléculas leva ao desenvolvimento de resistências por parte dos microrganismos, tendo como consequência a falta de soluções futuras. É necessário que exista sensibilidade para utilizar os novos antibióticos, principalmente nos casos mais complexos."

3- Formar as gerações futuras

"O setor da educação assume um papel de destaque na formação das gerações futuras, reforçando a necessidade de prevenção e criando uma maior consciencialização sobre este tema. Com uma população informada sobre os riscos relativos à resistência aos antibióticos, haverá uma maior prudência, o que poderá contribuir para reverter esta ameaça à saúde pública."

Leia Também: Cancro da mama não é igual para todos. Eis as diferenças e riscos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório