Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Acha que sabe tudo sobre a sua escova de dentes? Pense bem...

Olhe que não! Teste os seus conhecimentos.

Acha que sabe tudo sobre a sua escova de dentes? Pense bem...
Notícias ao Minuto

14:28 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A escova de dentes é a nossa grande aliada quando falamos de higiene oral. Em conjunto com o fio dentário e a pasta de dentes, é essencial na remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana. Porém, é muito provável que não sabe nem metade do que devia sobre este objeto. 

Segundo o Instituto de Implantologia, importa relembrar que "a nossa cavidade oral abriga centenas de diferentes tipos de microorganismos que podem ser transferidos para a escova de dentes quando utilizada" - dados da sétima edição do Barómetro da Saúde Oral revelam que "73.1%” dos portugueses afirmam escovar os dentes com frequência" (pelo menos duas vezes ao dia". Por isso, "é fundamental adotarmos alguns cuidados, para assim minimizarmos a proliferação de bactérias", afirma.

Leia Também: O erro frequente que comete quando usa exilir bucal - mas devia evitar

Como?

1- Troque a sua escova de dentes regularmente!

"Esta troca deve ser feita a cada três meses. E ajudamos com um truque para que nunca se esqueça de o fazer: guie-se pelas estações do ano! Muda a estação, muda a escova. Se notar que ainda não atingiu os três meses, mas a escova já apresenta um aspeto 'despenteado', deve trocá-la antes, porque as cerdas da escova já não conseguem realizar o seu propósito. O mesmo aplica-se após uma constipação ou infeção na cavidade oral."

2- Não partilhe a sua escova de dentes

"Trata-se de um objeto pessoal e intransmissível. Para prevenir a contaminação de doenças infeciosas, cada membro da família deve ter a sua própria escova."

Leia Também: Coisas que provavelmente não sabe sobre o efeito dos chocolate nos dentes

2- Evite armazenar a escova em locais fechados

"Esta deve secar ao ar livre para impedir que fique húmida e crie um ambiente propício à produção de bactérias. Também as capas protetoras impedem que a escova de dentes seque corretamente. Apesar de poder parecer óbvio, relembramos que a escova deve ser guardada na vertical, para permitir que a água escorra, evitando assim a criação de humidade na mesma."

4- Não se esqueça de lavar a escova antes e depois de cada utilização

"A lavagem antes do momento da escovagem deve acontecer para se removerem os germes e restos alimentares que possam ainda estar na mesma. Após a utilização, deve também passá-la bem por água.

Leia Também: Evite ao máximo o consumo destes alimentos para controlar doença dolorosa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório