Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O que se sabe (e realmente interessa) sobre os efeitos da Ómicron

Chama-se Ómicron, foi identificada na África do Sul e está já presente em vários países, incluindo em Portugal.

O que se sabe (e realmente interessa) sobre os efeitos da Ómicron
Notícias ao Minuto

11:14 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Apesar de ainda ser cedo para ter certezas, Angelique Coetzee, a médica sul-africana que detetou pela primeira vez a nova estirpe do vírus SARS-CoV-2, desdramatiza os efeitos da variante B1.1.529, também designada de Ómicron.

Para já, os sintomas iniciais de quem contrai uma infeção relacionada com a nova estirpe parecem ser "invulgares" e diferentes dos associados à variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, explica a médica à BBC. Os doentes queixam-se de fadiga extrema, dores de cabeça e sentem a garganta arranhada. 

Angelique Coetzee revelou que o primeiro caso foi detetado num homem de 30 anos que se queixava de cansaço "durante vários dias"  e dores de cabeça. A médica, que também é presidente da Associação Médica da África do Sul, garante que os colegas relatam casos semelhantes e que estão em causa "sintomas extremamente ligeiros". 

As suas observações foram parcialmente confirmadas pelo professor Barry Schoub, um virologista e chefe do Comité Consultivo Ministerial da África do Sul sobre as vacinas Covid-19: "Até agora, os casos têm sido bastante leves", disse à "Sky News". E, ao contrário da Delta, a nova variante "não causou qualquer aumento significativo" nas hospitalizações. 

Quanto à gravidade ou resistência da nova variante, Schoub lembra que estes são apenas "os primeiros dias" e que é preciso esperar para compreender melhor o perigo real da nova variante. O especialista admite, ainda assim, que a Ómicron propaga-se "muito rapidamente".

Já a Organização Mundial da Saúde continua sem saber se esta variante é mais transmissível ou se causa sintomas mais ligeiros ou mais graves. Ainda assim, não esconde que o risco desta variante ser transmitida mundialmente é "alto".

A nova variante foi descoberta, a 11 de novembro, no Botsuana, mas já há  vários casos confirmados em diversos países, incluindo Hong Kong, Israel, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, Austrália e Canadá. Esta terça-feira, numa conferência online, citada pela Reuters, a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças avançou que foram já confirmados 42 casos de infeção com a variante da Covid-19 Ómicron em 10 países da União Europeia.

Portugal em alerta

Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, confirmou esta segunda-feira, a existência de 13 casos positivos associados a esta estirpe. Para já, todos eles são de jogadores e equipa técnica do Belenenses SAD. 

Sobre estes casos, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já veio esclarecer, em declarações à RTP3, que serão submetidos a um isolamento preventivo e a uma testagem rigorosa. Haverá um primeiro teste ao quinto dia de isolamento e um segundo teste ao décimo dia. 

Ao mesmo tempo, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge está a elaborar um plano que visa analisar mais casos positivos associados a esta estirpe.

Esta segunda-feira, o Governo português suspendeu os voos de e para Moçambique, garantindo apenas voos de repatriamento. Por sua vez, esta terça-feira a Suíça colocou Portugal na lista de países de risco. Quer isto dizer que, qualquer cidadão português que, a partir de agora, pretenda entrar no país, vai ter de apresentar teste negativo e cumprir um período de isolamento de 10 dias.

Esta variante recorde-se, apresenta 32 mutações (ou seja, o dobro das da variante Delta) na proteína spike, que se liga à proteína ACE2 na superfície das células.  

[Notícia atualizada às 11h38]

Leia Também: Johnson & Johnson já está a desenvolver vacina contra variante Ómicron

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório