Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sabe lavar os dentes? Provavelmente está a fazê-lo de forma errada

Quantas vezes por dia escova os dentes?

Sabe lavar os dentes? Provavelmente está a fazê-lo de forma errada
Notícias ao Minuto

22:15 - 27/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

Todos sabemos que devemos lavar os dentes após as refeições, usar fio dental e evitar ingerir muito açúcar.

Mas será que essas atitudes bastam para evitar a formação de cáries?

Eis algumas dicas para manter uma boa saúde bucal:

No momento de escovar

A forma como lava os dentes faz toda a diferença. O ato mecânico de escovar os dentes, língua e bochechas remove a placa dental bacteriana que é uma mistura de resquícios de alimentos, bactérias e de ácidos.

A placa forma-se naturalmente nos dentes imediatamente após a mastigação, mas não causa problemas imediatos, levando algumas horas para se propagar e danificar os dentes.

Para eliminar a placa os indivíduos devem escovar os dentes durante dois minutos. A escovação impede o crescimento das bactérias e estabiliza a presença das espécies que produzem mais ácido.

As escovas elétricas mostram melhores resultados do que escovas manuais. Um estudo de 2014 feito em parceria entre universidades do Reino Unido e da Malásia mostrou que quem usa escovas elétricas tem uma redução de 11% na placa depois de um a três meses de uso, e uma redução de 21% na placa após três meses. Já relativamente à gengivite, constatou-se uma redução de 6% em quem usou a escova elétrica entre um a três meses, e 11% de redução para quem utilizou por mais de três meses.

Opte por pastas com fluoreto

Grande parte do benefício da lavagem advém do uso de uma pasta dentífrica adequada. O ingrediente mais importante é o fluoreto de sódio, mais conhecido como fluoreto ou apenas flúor, que previne o enfraquecimento dos dentes. O fluoreto previne o enfraquecimento dos dentes ao repor minerais perdidos.

Cuspa, ao invés de usar água

Quando lava os dentes antes de ir dormir, é melhor cuspir o excesso de pasta de dentes e não enxaguar com água. Isso permite que a concentração de fluoreto continue alta durante a noite uma vez que a taxa de salivação diminui enquanto dorme.

Os especialistas alertam que pode reduzir o enfraquecimento dos dentes em 25% se deixar de enxaguar a boca antes de ir dormir!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório