Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Há mais um motivo por que devemos salvar as baleias

Estes mamíferos têm um importante papel não só nos oceanos como em todo o planeta, já que ajudam na luta contra as alterações climatéricas.

Há mais um motivo por que devemos salvar as baleias
Notícias ao Minuto

11:45 - 29/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Planeta

Os nossos mares estão ameaçados e é o ser humano o responsável por isso. A quantidade de dióxido de carbono que se emite e prejudica a camada do ozono e a quantidade de plástico produzido que acaba no mar são apenas alguns dos muitos aspetos que cada vez mais fragilizam o planeta Terra.

Ambientalistas e especialistas na matéria apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar. Uma inconveniente verdade que obriga a que se movam interesses em cuidar deste ecossistema e que cresce com o facto de todas as espécies marinhas estarem ameaçadas, algumas das quais com grande peso para o restante ecossistema como é o caso das baleias.

Como explica o Scientific American, a matéria fecal libertada pelas baleias próximo da superfície do mar tem inúmeros benefícios ambientais a começar pela libertação de nitrogénio em grandes quantidades – elemento essencial ao processo de fertilização do mar “através da sustentabilidade de plantas microscópicas que alimentam o plântcon, que por sua vez serve de alimento a vários peixes e outros animais marinhos.”

Esta foi a principal conclusão de um estudo de biologia marinha apresentado em 2010 a que outros semelhantes vieram recentemente complementar ao argumentar que “quando migram, as baleiras também redestribuem nutrientes por todo o globo (…) podendo aumentar a produtividade de águas tropicais em 15%”, lê-se na publicação.

Ainda, os gigantes mamíferos apresentam um papel essencial na limitação das alterações climáticas, já que os fitoplancton (cuja produção é estimulada pelo esperma de baleia) são capazes de remover o carbono da atmosfera.

Todavia, todos os estudos que apontam estas vantagens alertam para o facto de os benefícios vistos serem gravemente inferiores aos analisados décadas passadas.

Pode-se por isso dizer que já passamos o prazo ideal para se começar a prevenir o mau estar dos oceanos e planeta Terra no geral. Resta-nos mudar já os maus hábitos e passar a mensagem de que está mais que na hora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório