Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Preços desaceleraram em fevereiro. Taxa de inflação foi de 0,6%

Os números confirmam a estimativa preliminar do INE, o que significa que os preços desaceleraram face a janeiro, altura em que a taxa de inflação se fixou em 1,0%.

Preços desaceleraram em fevereiro. Taxa de inflação foi de 0,6%
Notícias ao Minuto

10:56 - 12/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mercado

Os números finais relativos ao Índice de Preços do Consumidor (IPC) divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta segunda-feria, revelam que a inflação foi de 0,6% em fevereiro, confirmando a estimativa preliminar. Este valor representa uma desaceleração face aos 1,0% registados no mês anterior. 

"Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salientam-se a dos restaurantes e hotéis , da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis  e dos transportes. A classe com contribuição negativa mais relevante foi a do vestuário e calçado", lê-se no relatório da agência de estatísticas. 

Excluindo a energia e a alimentação, que são as categorias mais voláteis, a inflação situou-se nos 0,6%, face a 0,9% em janeiro.

A agência de estatísticas disse ainda que o IHPC foi de 0,7% em fevereiro, face a 1,1% em janeiro. O IHPC é o índice harmonizado dos preços do consumidor e serve para comparar a inflação dos países europeus entre si.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório