Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses vão abrir mais os cordões à bolsa neste Natal

Os consumidores portugueses querem gastar mais e têm mais poder de compra para isso, mas ao mesmo tempo aumenta o número de pessoas que quer poupar dinheiro. A solução passa por oferecer prendas apenas a crianças e familiares mais próximos, revela o estudo Observador Cetelem.

Portugueses vão abrir mais os cordões à bolsa neste Natal
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/12/17 por Fábio Nunes

Economia Estudo

Imbuídos do espírito natalício, mas principalmente pela melhoria das condições económicas, os portugueses tencionam aumentar os seus gastos neste Natal, segundo o estudo Observador Cetelem Natal 2017.

Em média, os portugueses pretendem gastar este Natal 252 euros. Deste montante, mais de metade destina-se a presentes: 134 euros. Regista-se assim um aumento face ao valor que os consumidores nacionais queriam gastar no ano passado no Natal e que se situava nos 211 euros.

As mercearias são, sem surpresa neste período, a segunda maior fatia nas intenções dos gastos, 34%. Compras sazonais, como as decorações de Natal surgem depois com 8%. Mas também há quem pretenda gastar em férias de final do ano, 5% na intenção de gastos.

Mas apesar de a maioria dos inquiridos mostrar disponibilidade para abrir os cordões à bolsa, 30% querem poupar mais dinheiro. Um valor que representa mais cinco pontos percentuais do que no mesmo período do ano passado. A fórmula encontrada para se fazer essa poupança é simples: oferecer prendas apenas aos familiares mais próximos e a crianças, explicam 83% das pessoas que participaram neste inquérito.

O estudo mostra ainda que a maior parte dos portugueses já começou a fazer as suas comprasde Natal. 68% dos inquiridos estimaram efetuar as suas compras entre duas semanas e um mês antes do Natal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório