Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Empresa que gere bairros de Lisboa perdeu mais de 5 milhões com rendas

A Gebalis, que gere os bairros municipais de Lisboa, informou quarta-feira que perdeu mais de cinco milhões de euros com rendas desde 2014, devido à redução dos rendimentos das famílias, três milhões dos quais no ano passado.

Empresa que gere bairros de Lisboa perdeu mais de 5 milhões com rendas
Notícias ao Minuto

06:32 - 17/12/15 por Lusa

Economia Gebalis

"A dificuldade que ocorreu no contexto europeu e nacional dos últimos anos provocou sérias dores de cabeça e sérios calafrios na gestão da economia familiar. No ano de 2014, tivemos uma redução de renda no valor dos recibos emitidos, fruto da diminuição dos rendimentos das famílias, de perto de três milhões de euros", afirmou o presidente do conselho de administração da Gebalis, Sérgio Cintra, que falava quarta-feira à noite num jantar de comemoração do 20.º aniversário desta empresa municipal, em Lisboa.

Falando à Lusa à margem da ocasião, o mesmo responsável acrescentou que, até ao final do terceiro trimestre deste ano, as perdas se centram em 2,6 milhões de euros, sendo que a contabilização ainda não está fechada.

Sérgio Cintra explicou que as rendas cobradas nos 66 bairros municipais geridos pela Gebalis, onde vivem mais de 22 mil famílias, são calculadas consoante os rendimentos e a composição do agregado familiar.

Discursando no jantar, que contou com trabalhadores, parceiros e membros do executivo camarário, o representante fez um balanço destes 20 anos, assinalando que a Gebalis tem servido, "de forma decisiva, para aproximar os bairros [...] de habitação pública da cidade, tornando-os mais próximos e mais incluídos dentro da malha urbana".

Segundo este representante, a "freguesia que foi mais beneficiada nessa matéria foi a de Marvila".

Presente no jantar, a vereadora da Habitação da autarquia lisboeta, Paula Marques, salientou que a "responsabilidade e o empenho [dos últimos 20 anos] têm de ter um incremento no ano de 2016 e no ano de 2017".

Para isso vai contribuir, de acordo com a responsável, a intervenção aprovada em junho pela Câmara que abrange 21 bairros municipais a necessitar "de uma intervenção profunda", num investimento de 25 milhões de euros.

O objetivo é que "neste período consigamos fazer aquilo que durante muitos anos não foi feito", acrescentou.

Das obras previstas, a da Ameixoeira já está a decorrer, estando outras seis em concurso e as restantes em preparação.

Já o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), realçou que a criação da Gebalis ajudou a resolver "a questão do acesso à habitação".

"Quem se lembra do que era a cidade há 30 ou 40 anos em matéria de habitação e de carências de habitação e quem vê hoje o que é a realidade dos problemas com que estamos confrontados só pode, numa avaliação justa, dizer que os progressos foram imensos", observou, falando na eliminação "das barracas", da integração "da população de retornados" e da migração do interior do país e da periferia para Lisboa.

Desde a sua criação, em 1995, a Gebalis realizou mais de 73 mil atendimentos, cerca de quatro mil visitas domiciliárias e 85 parcerias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório