Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Vinhos e outros produtos portugueses apostam na China

Cerca de 60 empresas de Portugal, 48 das quais produtoras de vinhos, participam em duas feiras agroalimentares internacionais inauguradas hoje em Xangai, numa das maiores representações da indústria portuguesa do setor na "capital económica" da China.

Vinhos e outros produtos portugueses apostam na China
Notícias ao Minuto

06:02 - 12/11/14 por Lusa

Economia Agroalimentar

Trata-se da edição anual da Pro Wine China e da FHC (Food and Hospitality China), cuja inauguração conta com a presença da ministra portuguesa da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas

Os dois certames, que decorrem durante três dias, com centenas de expositores de dezenas de países, coincidem com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Pelas contas chinesas, nos primeiros nove meses de 2014, as exportações portuguesas cresceram 27% em relação a igual período do ano passado, somando 1,28 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).

Mas o saldo da balança comercial bilateral, no valor de 1,05 mil milhões de euros, mantém-se largamente favorável à China, indiciam os números da Administração-Geral das Alfandegas Chinesas.

Assunção Cristas iniciou no domingo em Macau uma visita de uma semana à China, cujo programa inclui ainda deslocações a Hangzhou e Pequim.

A ministra da Agricultura é o primeiro dos oito governantes portugueses esperados até ao final de novembro na China, numa invulgar coincidência de agendas que culminará com a visita do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Ambiente, Jorge Moreira da Silva, na última semana do mês.

Estes contactos "traduzem um saudável acompanhamento por parte do governo da atual dinâmica das relações económicas luso-chinesas e das perspetivas abertas com a visita do presidente da Republica (em maio passado)", comentou à agência Lusa o embaixador português na China, Jorge Torres-Pereira.

"A nossa relação com a China é tão importante e economicamente relevante que há necessidade de manter este ritmo de contactos", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório