Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Orçamento do Estado para 2015 entre disciplina e promessas eleitorais

A preparação do Orçamento de Estado para 2015 deverá marcar a 'rentrée', com o Governo a considerar "imperativo" manter a disciplina orçamental, mesmo em ano eleitoral, de modo a reduzir o défice para os 2,5% do PIB.

Orçamento do Estado para 2015 entre disciplina e promessas eleitorais
Notícias ao Minuto

12:02 - 06/09/14 por Lusa

Economia Rentrée

Segundo o Documento de Estratégia Orçamental (DEO), divulgado no final de abril, o Governo estima para 2015 reduzir o défice para os 2,5% e a dívida pública para os 128,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e prevê uma taxa de desemprego de 14,8% e uma taxa de evolução do PIB de 1,5%.

No entanto, o Governo tem ainda a tarefa de reduzir o défice para os 4% e a dívida para os 130,9% do PIB este ano, quando os últimos números divulgados são superiores aos estimados: o défice no final do primeiro trimestre ficou nos 6% e a dívida alcançou os 134% do PIB no final do primeiro semestre.

Apesar de o Orçamento do Estado para 2015 ser o último do mandato do atual Governo, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, continua a defender o imperativo da disciplina orçamental para os próximos anos, considerando que os "compromissos orçamentais e a necessidade de reduzir o nível da dívida pública vão muito além de 2014".

Para a ministra, "a sustentabilidade das finanças públicas não pode ser uma preocupação apenas em períodos de emergência, tem de ser um objetivo permanente, sob pena de perda de credibilidade e confiança acumuladas".

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia, António Pires de Lima tem defendido que o Governo tem de trabalhar no sentido da redução de impostos nos próximos anos, esperando que "a moderação fiscal" possa chegar à tributação sobre o trabalho.

O Governo tem até 15 de outubro para apresentar à Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório