Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Insolvências crescem 7% em maio com tendência de subida acumulada de 12%

Os setores dos Serviços e da Construção permanecem como as duas áreas de atividade mais afetadas pelo aumento das insolvências.

Insolvências crescem 7% em maio com tendência de subida acumulada de 12%
Notícias ao Minuto

14:35 - 21/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

A COSEC afirmou esta quarta-feira que tem dados que apontam para um aumento das insolvências de 7% em maio face ao mesmo mês de 2022, para um total de 197, registando uma tendência de crescimento acumulado de 12%.

Num comunicado hoje divulgado a seguradora afirma que "esta evolução tem lugar numa altura em que, e de acordo com o estudo "Past the peak, European corporate margins down again?" da Allianz Trade, acionista da COSEC, Companhia de Seguro de Créditos, os preços do petróleo deverão aumentar até ao final de 2023, como resposta às incertezas quanto à procura e oferta mundial da matéria-prima".

"A conjuntura económica atual está marcada por alguma incerteza à escala mundial, nomeadamente devido à evolução da inflação. Este panorama económico não permite antecipar a longo prazo como vai ser a evolução das insolvências à escala nacional. Ainda assim, acreditamos que, no final do ano, as insolvências cresçam cerca de 19% em Portugal. Vemos, atualmente, alguns setores como os Transportes e a Alimentação a serem mais afetados face ao início de 2022", afirma Vassili Christidis, CEO da COSEC, citado no comunicado.

O comunicado refere ainda que os setores dos Serviços e da Construção permanecem como as duas áreas de atividade mais afetadas pelo aumento das insolvências e que o setor do retalho mantém-se sem alteração significativa face ao período homólogo.

Leia Também: De julho para setembro. Bruxelas muda data das previsões económicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório