Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

"Fusão entre Vodafone e Cabovisão pode ter vantagens"

O presidente-executivo da Vodafone, Mário Vaz, revela existir um duopólio no mercado fixo entre a Zon Optimus e a Portugal Telecom (PT), mas nem por isso vão cruzar os braços e garante ter novas apostas para o mercado nacional. Uma das possibilidades poderá ser uma fusão entre a Vodafone e a Cabo Visão.

"Fusão entre Vodafone e Cabovisão pode ter vantagens"
Notícias ao Minuto

13:07 - 07/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Mário Vaz

A Vodafone contesta novamente a existência de um duopólio no mercado fixo entre a Zon Optimus e a Portugal Telecom (PT) no entanto, revelam que vão continuar a investir no mercado nacional e isso pode passar por uma fusão com a Cabovisão.

“Somos claramente os desafiadores do duopólio na área fixa”, afirma Mário Vaz, presidente-executivo da empresa, no jantar-debate a APDC, segundo o Diário Económico, lembrando ainda que o plano de investimento de 500 milhões de euros em Portugal, em dois anos, deverá chegar a 1,5 milhões de lares em 2015.

Em março, a empresa tinha 800 mil lares com fibra e 120 mil clientes, explicou Mário Vaz.

Relativamente ao facto de não se ter fundido com a Zon, agora Zon Optimus, Mário Vaz explicou que “os casamentos fazem-se com duas partes e seguramente não aconteceu porque uma das partes, ou as duas, não o quis”.

O presidente contrariou a ideia de que só haveria espaço para dois operadores e meio e estima ainda, que haja uma quebra de 5.7% nas receitas no final deste ano fiscal, com uma redução de 9% no móvel e de 3% a 4% no fixo.

“Estamos neste mercado díficil do ponto de vista das perspetivas de evolução de receitas. A competitividade foi reforçada pela entrada da convergência no mercado. Mas temos suporte do acionista e capacidade demonstrada para competir neste mercado”, acrescentou.

A Vodafone mostra-se ainda competitiva e com mais ideias para combater este domínio. “Temos várias ideias em cima da mesa e estamos a disputar mais centros de competência para trazer para Portugal”, concluiu

Quanto a uma possível fusão entre a Vodafone e a Cabovisão, Mário Vaz refere que poderão haver algumas vantagens.

"A fusão entre um operador como a Cabovisão e a Vodafone pode ter benefícios. Agora, a dimensão do benefício e o valor" pode não justificar a fusão, acrescenta.

"A Cabovisão tem uma rede de cabo de cerca de um milhão de lares em algumas zonas onde a Vodafone não tem fibra. Mas a rede é de cabo, a nossa é fibra e a integração tem custos". E, lembrou ainda, "primeiro é preciso que alguém queira vender" conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório