Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Preços em Cabo Verde aumentaram 0,7% em março

Os preços em Cabo Verde aumentaram 0,7% em março, face ao mês anterior, a segunda subida mensal desde agosto, de acordo com dados do indicador revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

Preços em Cabo Verde aumentaram 0,7% em março
Notícias ao Minuto

13:22 - 14/04/21 por Lusa

Economia INE

Segundo o Índice de Preços no Consumidor (IPC), os preços já tinham recuado 0,3% em janeiro e subiram em fevereiro 0,3% em fevereiro, pelo que no acumulado de três meses de 2021 a variação de preços é positiva em 0,7%.

Em março, o IPC registou ainda uma variação média dos últimos 12 meses de 0,0%, valor inferior em 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.

Cabo Verde registou uma variação acumulada anual nos preços de 0,6% em 2020, sucedendo a uma taxa de 1,9% no conjunto do ano de 2019, segundo dados anteriores do INE.

O Governo cabo-verdiano inscreveu no Orçamento do Estado de 2020 uma previsão para a inflação acumulada (janeiro a dezembro) de 1,2%. Contudo, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, a proposta de Orçamento Retificativo, que entrou em vigor em agosto, reduziu a previsão da taxa de inflação esperada em 2020 para 1,0%.

Em dezembro, tal como em novembro e em outubro, ainda segundo os mesmos dados, o IPC registou uma variação média negativa de 0,1%.

O IPC já tinha registado em junho uma variação nula (0,0%) precisamente no início do plano de desconfinamento gradual após dois meses (abril e maio) de estado de emergência para conter a pandemia de covid-19.

A evolução de setembro, igualmente nula, tal como agosto, comparou com a subida de preços de 0,4% em julho.

Leia Também: PR de Cabo Verde prepara visitas à Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório