Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Atlânticoline destaca acordo que põe termo a greve na transportadora

O presidente da Atlânticoline congratulou-se hoje com a suspensão da greve dos trabalhadores da empresa de transporte marítimo açoriana, realçando que foi alcançado "um acordo que satisfaz as duas partes".

Atlânticoline destaca acordo que põe termo a greve na transportadora
Notícias ao Minuto

13:10 - 25/04/24 por Lusa

Economia Greve

um motivo de satisfação. Houve um entendimento que ficou alcançado. O acordo teve essa vantagem de ir ao encontro das duas partes", sublinhou Francisco Bettencourt, em declarações à agência Lusa.

A paralisação decorria desde 07 de março e visava aumentos salariais de 15% para os maquinistas de 1.ª classe, valor que a administração da empresa considerava financeiramente "incomportável".

"Infelizmente não foram analisados aspetos que a empresa achava importantes, mas perante as pretensões que cada uma das partes pretendia foi um acordo que satisfaz", acrescentou Francisco Bettencourt.

Em declarações à Lusa o presidente da Atlânticoline disse ainda que era "extremamente importante" para a empresa chegar a um entendimento que permitisse suspender uma greve que já durava desde 07 de março e que causou "grandes transtornos" aos passageiros, principalmente junto daqueles que fazem a travessia do canal diariamente, nomeadamente os doentes que se deslocam do Pico para tratamentos no Hospital da Horta, na ilha do Faial.

"Esta era uma grande preocupação nossa. Agora com o normalizar da situação voltamos a fazer as viagens todas que estão previstas nesse contrato de obrigações de serviço público", vincou o presidente da Atlânticoline.

Além dos constrangimentos junto dos passageiros, Francisco Bettencourt sustentou que a paralisação também causa prejuízos ao nível da empresa.

"Obviamente que tem prejuízos, tanto ao nível da imagem da empresa, como a nível financeiro, uma vez que temos um contrato de obrigações de serviço público com o Governo Regional que não estava a ser cumprido na sua plenitude, porque as viagens previstas nesse contrato não estavam a ser efetuadas", explicou.

O Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca cancelou a greve na Atlânticoline, uma decisão tomada em plenário de trabalhadores por maioria.

De acordo com uma notícia divulgada na quarta-feira pela Antena 1/Açores, a desconvocação foi decidida na terça-feira, depois de na última reunião de conciliação entre o sindicato e a administração da empresa "ter havido um princípio de entendimento".

Na quarta-feira em declarações à Lusa, o dirigente sindical regional Clarimundo Batista referiu que o resultado "foi ao encontro" às pretensões dos trabalhadores, "mas não na totalidade, porque em negociações nunca há vitórias a 100%".

A empresa transporta anualmente quase meio milhão de passageiros e cerca de 30 mil viaturas, sobretudo entre as denominadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), onde opera todo o ano, com recurso a quatro embarcações (dois navios e dois ferries).

De acordo com o sindicato, a empresa tem cerca de 200 trabalhadores, sendo que 54 estão ligados à parte marítima da operação.

Leia Também: Cancelada greve na transportadora marítima açoriana Atlânticoline

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório