Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Cancelada greve na transportadora marítima açoriana Atlânticoline

O Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca cancelou a greve em curso desde 07 de março na empresa de transporte marítimo açoriana Atlânticoline, uma decisão tomada em plenário de trabalhadores por maioria.

Cancelada greve na transportadora marítima açoriana Atlânticoline
Notícias ao Minuto

16:41 - 24/04/24 por Lusa

Economia Atlanticoline

De acordo com uma notícia divulgada hoje pela Antena 1/Açores, a desconvocação foi decidida na terça-feira, depois de na última reunião de conciliação entre o sindicato e a administração da empresa "ter havido um princípio de entendimento".

Em declarações à agência Lusa, o dirigente sindical regional Clarimundo Batista referiu que o levantamento da greve "terá efetivamente efeitos durante o dia de hoje".

A paralisação, que decorria desde 07 de março, visava exigir aumentos salariais de 15% para os maquinistas de 1.ª classe, valor que a administração da empresa considerava financeiramente "incomportável".

O sindicalista afirmou que o resultado "foi de encontro" às pretensões dos trabalhadores, "mas não na totalidade, porque em negociações nunca há vitórias a 100%".

"As partes, entre si, acham que é aceitável e ambas as partes reconhecem que assim é. Um tinha que ir ao encontro do outro, um cedeu numa coisa e outro noutra", referiu, sem querer especificar o resultado das negociações.

As pretensões atendidas, acrescentou, foram os pontos que o sindicato reivindicava, mas "pode não ter sido o montante que inicialmente se propôs".

"Pela nossa parte é satisfatório e damos por encerrado este processo negocial", concluiu Clarimundo Batista.

A Lusa tentou obter uma reação do conselho de administração da Atlânticoline, mas sem sucesso.

A empresa transporta anualmente quase meio milhão de passageiros e cerca de 30 mil viaturas, sobretudo entre as denominadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), onde opera todo o ano, com recurso a quatro embarcações (dois navios e dois ferries).

De acordo com o sindicato, a empresa tem cerca de 200 trabalhadores, sendo que 54 estão ligados à parte marítima da operação.

Leia Também: Atlânticoline reitera vontade para chegar a acordo com sindicato

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório