Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PR de Cabo Verde prepara visitas à Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai realizar visitas à Guiné Equatorial e a São Tomé e Príncipe antes de terminar o segundo e último mandato, em outubro, foi hoje anunciado.

PR de Cabo Verde prepara visitas à Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe
Notícias ao Minuto

09:36 - 14/04/21 por Lusa

Mundo Cabo Verde

De acordo com informação divulgada pelo próprio chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca realizou esta terça-feira "reuniões internas e contactos", visando a "preparação de visitas à Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe", embora sem concretizar datas.

Contudo, o Presidente cabo-verdiano termina o seu mandato com as eleições presidenciais de 17 de outubro, às quais já não pode concorrer, e na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar em julho, em Luanda, entrega a presidência rotativa daquela a organização a Angola.

Desde o início da pandemia de covid-19 no arquipélago, em março de 2020, Jorge Carlos Fonseca realizou apenas uma visita ao exterior, de 18 a 20 de janeiro de 2021, à Guiné-Bissau, também um país africano da CPLP, tal como a Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Tratou-se da primeira visita de Estado de um Presidente de Cabo Verde a Bissau e já em março, na Praia, a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Suzi Barbosa, afirmou à Lusa que está a ser preparada a visita recíproca do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a ter lugar antes das eleições presidenciais de outubro.

"Nós temos esse objetivo e eu penso que sim, que se irá concretizar, antes de terminar o mandato do Presidente da República de Cabo Verde uma visita do nosso Presidente da República aqui também", afirmou a chefe da diplomacia guineense.

Leia Também: Cabo Verde com mais 121 infetados e três mortos por causa da Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório