Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

A cronologia de uma crise (não) anunciada nas redes sociais

Da derrota em Madrid ao onze alternativo que deverá alinhar frente ao Paços de Ferreira, sem esquecer as reações de algumas figuras leoninas. Confira a sucessão de acontecimentos que coloca jogadores e presidente distantes e de costas voltadas.

A cronologia de uma crise (não) anunciada nas redes sociais
Notícias ao Minuto

07:04 - 07/04/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Sporting vive um momento conturbado. Após o desaire europeu em Madrid (2-0), frente ao Atlético, em jogo a contar para a 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o clube leonino está agora dividido de uma forma que poucos adeptos e sócios esperavam. 

De um lado está o presidente e do outro estão os jogadores. De um lado está um líder que pede mais aos intervenientes, do outro estão os protagonistas que acreditam ter falta de apoio por parte do máximo dirigente do emblema verde e branco. 

Mas afinal de contas, como tudo começou? Com a derrota em Madrid, claro. Mas de que forma? A cronologia que se segue irá ajudar a clarificar as coisas. 

O post recheado de críticas 

Logo após o apito final no jogo em Madrid, Bruno de Carvalho recorreu às redes sociais para deixar uma série de reparos aos jogadores. Entre os mais diversos recados, destaque para o lance em que "Gelson aos 32m isolado frente a Oblak em vez de "fuzilar" para a esquerda, tenta colocar em jeito mas sem força para o lado direito, perdendo um golo que já quase se gritava", e para o lamento de que "Fábio e Bas Dost "não quiseram jogar" em Alvalade com faltas para amarelo que nunca poderiam ter feito." 

A intervenção inesperada na CMTV 

Pouco depois de ter publicado o texto acima referido no Facebook, a discussão em torno das críticas do presidente do Sporting começou a ganhar dimensão nos programas desportivos emitidos pelos diversos canais disponíveis por cabo. A CMTV também dissecava o post do líder leonino e mereceu a intervenção... do próprio. Bruno Carvalho disse, ao telefone e em direto, que aquilo não se tratava de uma crítica aos jogadores. 

A não resposta de Jorge Jesus 

Na conferência do pós-jogo, o técnico Jorge Jesus foi 'convidado' a comentar as críticas de Bruno Carvalho feitas via Facebook. O treinador leonino não se alongou em comentários e até afirmou desconhecer o assunto. 

"Não tem nada a ver com o jogo. Está a fazer-me perguntas sobre algo que não sei. Não tenho outra forma de ser. Não respondo a qualquer situação do meu presidente", garantiu Jorge Jesus. 

As palavras de BdC na PGR 

Bruno de Carvalho marcou, na sexta-feira, presença na Procuradoria Geral da República para abordar, com os magistrados, as situações jurídicas em torno do futebol português. No final, o presidente leonino falou aos jornalistas e não fugiu ao tema. No entanto, a resposta foi recheada de ironia. 

"Não voltei a falar com eles, porque eles chegaram há bocado e era impossível. Críticas a Bas Dost, Coentrão, Coates? Ainda não encontramos nenhum email deles", ironizou BdC. 

A revolta do plantel (parte I) 

A situação começou a ganhar outra dimensão quando ao início da tarde o Correio da Manhã avançou que o plantel leonino teria recusado treinar em forma de protesto. A mesma publicação adiantou ainda que os jogadores considerariam injustas a críticas tornadas públicas por Bruno de Carvalho nas redes sociais e teriam exigido a presença do máximo dirigente do Sporting para debate do tema. Tal não chegou a acontecer.  O Sporting, minutos depois, reagiu através do site oficial e classificou tal notícia como uma "nova falsidade". 

A revolta do plantel (parte II) 

Passadas umas horas começaram a surgir nas redes sociais várias publicações dos jogadores do Sporting com a mesma fotografia e o mesmo texto. E, claro, o mesmo visado: Bruno de Carvalho. Em jeito de comunicado, 19 jogadores apontaram o dedo à forma como o máximo dirigente leonino criticou o plantel após a derrota europeia. 

A reação do líder face à revolta dos "meninos mimados" 

Bruno de Carvalho não tardou em responder aos jogadores que repudiaram a postura do presidente. O líder leonino afirmou estar "farto de atitudes de miúdos mimados" e avançou mesmo com a suspensão, com efeitos imediatos, dos atletas em questão. 

Jesus terá de recorrer à equipa B para jogar contra o Paços 

A suspensão de 19 jogadores da equipa A faz com que Jorge Jesus tenha de recorrer à equipa B no jogo com o Paços de Ferreira, agendado para domingo e a contar para a 29.ª jornada da I Liga. Ou seja, o técnico leonino irá apresentar em Alvalade um onze muito alternativo e que poderá acusar a falta de rotinas numa fase decisiva do campeonato. 

A reação (e as preocupações) das figuras leoninas 

Ao longo da tarde de sexta-feira, o Desporto ao Minuto contactou diversas figuras leoninas de forma a perceber quais as consequências da crise instalada em Alvalade. Todos os entrevistados demonstraram estar preocupados com a situação que se vive no Sporting.

Beto: "Sporting precisa é de estabilidade, tranquilidade e união"

Rui Barreiro: "Bruno de Carvalho já passou o prazo de validade no Sporting"

Octávio Machado: "Bruno de Carvalho está em completo desequilíbrio"

Pedro Madeira Rodrigues: "Muito triste, mas nada surpreendido"

Dias Ferreira: "Nem num clube da terceira divisão"

Jaime Marta Soares: "Estou atento ao que está a passar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório