Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

O último fim de semana de abril não será bom para uma ida a banhos, como aconteceu na semana passada.

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana
Notícias ao Minuto

19:27 - 26/04/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

É sabido que 'em abril, águas mil' e, este ano, o ditado popular confirmou-se, com esta semana, a última do mês, a fechar com chuva por todo o território.

Com as temperaturas máximas a variar entre os 12ºC no distrito da Guarda e os 23ºC no Funchal, arquipélago da Madeira, também a chuva 'se apresentou' esta sexta-feira para fechar a semana - prometendo ainda continuar durante o fim de semana, por todo o território continental.

Mas se o fim de semana não vai ser, à semelhança do anterior, convidativo a uma ida à praia... a semana vai seguir-lhe o exemplo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, esta sexta-feira, as previsões para a semana entre 29 e 5 de maio, segunda-feira e domingo, e parece que, no continente, o estado do tempo "será influenciado pela aproximação de sistemas depressionários intercalados com a intensificação de uma crista anticiclónica".

Os especialistas adiantam que segunda-feira será o dia mais 'calmo', já que o tempo estará "estável", mas logo no dia seguinte, 30 de abril, se espera uma "depressão ao norte da Península Ibérica que condicionará o estado do tempo até 2 de maio", quinta-feira.

"A partir de dia 3 [sexta-feira] o estado do tempo será condicionado pela aproximação de uma nova depressão à zona da Galiza, ficando a região Sul sob a influência de uma crista anticiclónica", lê-se na nota.

Dada a situação, preveem-se "períodos de chuva ou aguaceiros em todo o território do continente, a partir de dia 30, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão que se aproximará dia 2 ao norte da Península Ibérica". No final da semana, a probabilidade de ocorrência de precipitação torna-se maior nas regiões Norte e Centro.

"O vento será fraco a moderado de oeste, soprando do quadrante norte no dia 29 e sendo mais intenso neste dia", explicam os especialistas na nota partilhada no Facebook, adiantando também alguns detalhes sobre a temperatura.

De acordo com o IPMA, entre terça e quarta-feira haverá uma "pequena descida" de temperatura, com as mínimas a variarem entre 2ºC e os 12ºC. Na quarta-feira, 1 de maio, as temperaturas máximas ão variar entre os 9ºC e os 18ºC. "Nos dias seguintes prevê-se uma pequena e gradual subida dos valores de temperatura, em especial da máxima", lê-se no comunicado.

Leia Também: Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório